Mama Shelter, MAAT Kitchen e The Yeatman com novos pratos de Outono: há brunches e menus de degustação vegetarianos

Lisboa - Porto - Lisboa numa rota gastronómica com pratos a pedir dias mais frios.

©Alex Haney
©Alex Haney

Quase em simultâneo, três restaurantes anunciaram menus para a nova estação: dois deles ficam em hotéis e um tem duas estrelas Michelin.

O restaurante do Mama Shelter, o MAAT Kitchen (que fica no museu de Lisboa com o mesmo nome) e o Gastronómico, o restaurante com duas estrelas Michelin liderado por Ricardo Costa (no hotel de Gaia, The Yeatman) têm novas propostas de Outono.

Em Lisboa, o Mama Shelter (onde está o chef Nuno Bandeira de Lima) tem menus especiais de almoço, de Segunda a Sexta, com prato, bebida e café por dezasseis euros: há pratos do dia, pizzas, cheeseburger, massas e saladas.

Nas entradas do menu à la carte, o restaurante deste hotel passa a ter Tártaro de Salmão e Carpaccio de Vazia Black Angus ao almoço e ao jantar. Um dos pratos preparados em especial para o Outono é o La Forêt (A Floresta), com uma mistura de vegetais (abóbora, lentilhas, cogumelos, cenouras, nozes e romãs) e molho de iogurte grego.

©Mama Shelter
©Mama Shelter

Ainda pela capital, o MAAT Kitchen volta a servir brunches, em dose dupla desta vez com «opção vegetariana, novas tostas, panquecas e baos». O brunch Tejo (19 euros) inclui tostas ou ovos benedict, a que se juntam iogurte grego com granola e um cesto de pão com folhados e recheios.

©MAAT
©MAAT | Os baos são uma das principais novidades nos brunches do MAAT Kitchen.

O brunch MAAT adiciona a panqueca MAAT Café (lichias, ganache de chocolate branco e manga), uma tosta de salmão fumado, um mini-cheeseburger ou um bao. O preço é de 23 euros. As crianças têm ainda uma opção feita à sua medida: o Brunch Infantil, com croissant, panqueca e iogurte com cereais, leite simples ou achocolatado, fica a dez euros.

A Norte, o Gastronómico do hotel The Yeatman tem dois novos menus de degustação com foco na «cozinha sustentável, assente na sazonalidade do produto e fornecedores locais» – um deles é 100% vegetariano. Esta opção tem treze momentos: o destaque do chef Ricardo Costa vai para a Couve-flor em diferentes texturas, o Arroz de alho francês e açafrão, a Beringela com molho de cogumelos e a criação de Cebola e Alcachofra.

O outro, que recebe o nome de Experiência Gastronómica, tem, por exemplo, o Lírio com alga nori e gengibre; Gamba do Algarve, com ajo blanco, tremoço e dashi; Pregado com couve-flor, panceta ibérica e óleo de cebolinho e a Bochecha de Atum braseada, com ouriço-do-mar e couve rábano. Este menu, com uma inspiração marcadamente marítima, inclui ainda o prato-estrela do The Yeatman: o Leitão (agora com a designação ‘2022’), acompanhado com batata, alface e milho.

©The Yeatman
©The Yeatman

Quer o menu de degustação vegetariano, quer o Experiência Gastronómica custam 210 euros e não incluem bebidas; para adicionar vinhos, há duas opções: The Prime Selection (250 euros) ou The Yeatman Selection (125 euros).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].