Polestar 3 oficialmente apresentado: o primeiro SUV eléctrico da marca sueca vai custar quase 100 mil euros (vídeo)

Portugal está na lista dos mercados europeus que vai receber o Polestar 3.

Chega no quarto trimestre de 2023 (ou seja, daqui a um ano) à Europa. O Polestar 3 é visto como ‘O’ SUV para a era eléctrica e chega com uma autonomia de 610 km.

A Polestar já tinha levantado o véu sobre o sucessor do modelo 2: sabíamos, por exemplo, que ia ter um motor duplo com sistema de torque eléctrico, uma suspensão pneumática adaptativa de dupla câmara, uma potência máxima de 380 kW e 910 Nm.

Ontem, a marca apresentou de forma oficial aquele que é o seu primeiro SUV e acabou também por revelar o preço inicial e os mercados onde chega primeiro. Assim, o Polestar 3 começa nos 96 200 mil euros (com despesas de legalização e transporte incluídas) e chega aos mercados europeus daqui a um ano: Portugal está incluído neste lote.

Muito do que foi revelado, em termos de aspectos de design e técnicos, já era conhecido; no entanto, a marca reforçou ideias como a do cariz aerodinâmico do automóvel, reflectido em duas asas – uma dianteira, integrada no capot e outra no spoiler traseiro, além de «lâminas aerodinâmicas traseiras».

©Polestar
©Polestar

No interior, o Polestar também está alinhado com as mais recentes tendências de sustentabilidade e preocupação com o ambiente: «materiais biológicos MicroTech [um têxtil semelhante a camurça, mas feito com poliéster reciclado], couro animal certificado e estofos em lã totalmente rastreáveis».

As outras duas grandes apostas do Polestar 3 são na tecnologia e na segurança. Na primeira área, destaca-se o computador de bordo com tecnologia da Nvidia e da Qualcomm (duas marcas de tecnologia, conhecidas pela suas placas gráficas e processadores, para PC para computadores); na segunda, temos cinco radares, cinco câmaras e doze «sensores ultrassónicos» que têm como missão avaliar a situação exterior, principalmente no que respeita às condições de trânsito.

©Polestar 3
©Polestar 3

O Polestar 3 vai ser vendido numa versão Standard, com 360 kW e 840 Nm, sendo que é possível optar pelo Pack Performance (que vem com os detalhes estéticos Swedish Gold, já conhecidos) que faz subir estes valores para 380 kW e 910 Nm. O pack de bateria de 111 kWh faz com que a autonomia seja de 610 km.

Um dos detalhes da motorização eléctrica está no facto de ser possível desligar o motor traseiro, para que o automóvel funciona apenas com o dianteiro, para «economizar energia em determinadas circunstâncias».

©Polestar / DR - Configurador
©Polestar / DR.

O site da marca em Portugal tem todas as especificações técnicas do Polestar 3 e um configurador para que possamos ter uma ideia melhor do que pode incluir este novo SUV. As encomendas também já podem ser feitas online, obrigando a um depósito de mil euros – pode ver uma simulação aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].