Vencedora do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2022 tem um trabalho que «alia ironia e humor à critica institucional»

A vencedora os restantes cinco finalista participam numa exposição que fica no MAAT até Fevereiro de 2023.

O júri do Prémio Novos Artistas Fundação EDP revelou a vencedora deste ano: tem trinta anos, é licenciada e tem uma pós-graduação em Artes Plásticas pela ESAD.CR.

Adriana Proganó é a grande vencedora da edição de 2022 do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. A artista de trinta anos, que nasceu na Suíça, «expõe com regularidade desde 2017»: Galeria Zé dos Bois, Bienal de Cerveira, Casa da Cerca foram alguns dos espaços que receberam as suas obras.

Segundo o júri, que indicou a vencedora por «unanimidade», o trabalho de Adriana Proganó, destacou-se pela «ousadia» ao produzir «algo inédito dentro da sua própria trajectória, em diálogo com os temas e as linguagens a que se tem dedicado».

©Vasco Vilhena
©Vasco Vilhena | Adriana Proganó (de azul, ao centro) e Bruno Zhu (ao seu lado) com o júri do Prémio Novos Artistas Fundação EDP.

A artista foi a escolhida também pela «singularidade» da sua obra, que, ao «aliar ironia e humor à crítica institucional», apresenta um «olhar renovado da prática da pintura e do seu prolongamento no campo do objecto». Parte da sua produção pode ser vista no Instagram, onde Adriana Proganó partilha várias obras.

Adriana Proganó vai receber um prémio de vinte mil euros e participa numa exposição colectiva com os seis finalistas (patente até 6 de Fevereiro de 2023, no MAAT), que tinham sido dados a conhecer em Março; Bruno Zhu, que também estava nesta lista, recebeu uma menção honrosa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].