Ajitama entra no Verão com uma carta mais fresca, onde o destaque são os ramens frios

©Ajitama | Cold Shoyu Ramen
©Ajitama | Cold Shoyu Ramen

O restaurante de Lisboa especializado em ramen tem uma nova carta de Verão, onde os pratos quentes dão lugar a caldos frios, saladas e gelados.

Os ramens como o Shio, Tonkotsu ou Miso, que tornaram o Ajitama um dos melhores restaurantes do seu género, em Lisboa, vão passar a ter um papel secundário este Verão, apesar de não saírem da carta.

Nos próximos meses, o conceito Natsu Matsuri (os tradicionais festivais de Verão japoneses) toma conta do Ajitama, com uma carta que passa a ter caldos frios, saladas e gelados. Para beber, a sugestão é o novo cocktail Shenlong Gin (8 euros) com gin, maracujá, bitter e clara de ovo.

As novidades começam logo nas entradas, com o Cheritomato Wadashi (tomate e caldo dashi caseiro) e o Tataki Kyuri (pepino esmagado com molho condimentado).

©Ajitama
©Ajitama | O Spicy Hiyashi Chuka é o prato mais picante da carta de Verão do Ajitama.

Como pratos principais, o Ajitama sugere os Cold Shoyu Ramen, com «Chin Tan de galinha, caldo dashi, servido com peito de frango marinado e fatiado, negi (cebolo), menma (bambu) e uma rodela de limão».

A alternativa é o Hiyashi Chuka, com noodles frios, camarão salteado, frango marinado, kinshi tamago (omelete de ovo cortada finamente), pepino, tomate e ovo ajitama, com um molho caseiro frio. Na carta está ainda o Spicy Hiyashi Chuka, reforçado com pimentos vermelhos, molho feito à base de sementes de sésamo e o picante caseiro japonês Ra-Yu.

Finalmente, o Ajitama serve ainda a Shabu-Shabu Salad (14 euros), com vegetais frescos, carne de vaca cortada de forma fina, e um molho com notas de sésamo e soja. A sobremesa pode ser um gelado artesanal japonês de wasabi (4,50 euros).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].