Um novo ramen, três cocktails e uma esplanada – há novidades no Ajitama para receber o Verão

Supaishi Ajitama ©Ajitama
Supaishi Ajitama ©Ajitama

Depois de quase três meses em sistema de take-away e entregas em casa, o Ajitama Ramen Bistro volta a abrir ao público e tem novidades na manga. Ou, melhor, na taça.

É, na nossa opinião, o restaurante com o melhor ramen em Lisboa. O Ajitama Ramen Bistro está de volta às refeições tradicionais, com a reabertura do espaço ao público – para receber o Verão, o restaurante de João Ferreira e António Carvalhão tem uma mão cheia de novidades.

Como não podia deixar de ser, e para alargar as escolhas dos fãs de ramen, há a estreia de uma opção na carta do Ajitama: o Hiyashi Chuka (12,50 euros), um ramen de Verão que foi edição limitada em 2019.

Ovos com picante: a nova entrada “quente” do Ajitama

Aqui, os noodles «são servidos frios», a que se junta o frango fatiado, o camarão, uma omelete de ovo cortada finamente (kinshi tamago), pepino, tomate e ainda o clássico ovo que dá o nome ao restaurante. Passam a ser seis as opções de ramen no Ajitama, portanto.

Nas entradas, as nossas preferidas gyosas leves (e ligeiramente tostadas) de carne e vegetarianas passam a ter a companhia do Supaishi Ajitama (foto, em cima), uma mistura entre o ovo que já conhecemos e o molho picante feito no espaço – este parto promete dar-nos um verdadeiro bafo de dragão. Dois ovos, partidos ao meio ficam por 4 euros.

Há vida além dos ramens: mais um prato principal alternativo

Fora dos ramens, o Ajitama tinha apenas dois pratos principais: o Caril Japonês e o gyudon (carne de vaca fatiada, marinada em cebola, com arroz e ovo). Agora, o tempo mais quente traz o Chashu Don.

Esta nova opção é uma carne de barriga de porco cozinhada durante «largas horas», com um saboroso molho caseiro, e servido com uma base de arroz japonês. Tal como o Gyudon, o Chashu Don (foto em baixo, 12 euros) é servido com o ovo Onsen Tamago e cebolo.

Chashu Don ©Ajitama

Trio de novas bebidas para aproveitar na esplanada

Finalmente, a carta passa a ter três novas bebidas: Fresh Matcha Latte (3 euros), Shochu Margarita (7) e a Sangria de Sake com Frutos Vermelhos (14) – para aproveitar o tempo quente e experimentar os novos pratos e bebidas, o Ajitama abriu ainda uma pequena esplanada.

As reservas podem ser feitas pelo site ajitama.pt/reservations ou pelo número 967 761 997.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].