Ajitama Ramen Bistro passa a abrir ao almoço e a aceitar reservas: e há mais quatro novidades para descobrir

Ajitama Ramen Bistro
Ajitama Ramen Bistro

O restaurante que se tornou a extensão do Ajitama Supper Club abriu a 5 de Março e esta é a sua primeira grande revolução: ao todo, são seis as novidades.

Na altura em que o Ajitama abriu as portas, João Ferreira e António Carvalhão (os responsáveis pelo espaço) já tinham levantado o véu sobre as coisas novas que queriam no seu restaurante.

Entre elas estavam a abertura ao almoço, a possibilidade de fazer reservas e ainda a criação de um novo espaço de refeições: um pequeno balcão virado para a rua, nas janelas do restaurante.

Foi preciso esperar mais de quatro meses para vermos todas estas promessas se tornarem realidade, mas não estranhamos a espera: na altura, ambos os responsáveis tinham dito que queriam consolidar o conceito e entrar no ritmo típico de um restaurante, por isso é natural que estas três mudanças tenham chegado apenas agora ao Ajitama.

O restaurante que nós achamos, provavelmente, ter o melhor ramen de Lisboa passa, assim, a estar aberto ao almoço, de Terça a Sábado, entre as 12 e as 15 horas. Em relação às reservas, há duas formas: por telefone (308 809 291) e pela Zomato.

Com três novidades já partilhadas, faltam outras três. Começamos pelo menu, onde agora, finalmente, passa a haver alternativas reais ao ramen, com uma história curiosa.

Na altura em que o restaurante abriu, João Ferreira e António Carvalhão imprimiram e disponibilizaram um menu onde havia a secção ‘Para Além do Ramen’. Aqui estavam o Caril Japonês e o Gyudon – aliás, no artigo que fizemos na altura da inauguração, falámos nestes dois pratos.

Ora, como o foco do Ajitama era o ramen, a cozinha acabou por não estar preparada para confeccionar estes dois pratos, e os responsáveis decidiram que não iriam servi-los. Só agora é que o restaurante passa, efectivamente, a disponibilizar estas duas opções aos clientes.

Ainda no menu, temos uma nova cerveja e um verdadeiro novo prato. A cerveja é a Asahi, em formato imperial, e o prato é o Hiyashi Chuka, um ramen frio a pensar nos dias quentes de Verão com toppings à escolha: peito de frango fatiado, delícias do mar, kinshi tamago (uma omelete de ovo cortada finamente), pepino, tomate, cebola frita e ovo com a gema mal cozida.

Finalmente, e como sugestão para passar o tempo enquanto espera pelo pedido, o restaurante tem agora uma colecção de livros Manga, que se juntam às pequenas máquinas arcade onde se pode jogar Pacman.

Ajitama Ramen Bistro Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].