Quem é que quer aprender a desenhar Manga?

O conhecido estilo de banda desenhada japonesa, que tem alguns grupos de fãs em Portugal, vai ser o tema de um workshop no Museu das Comunicações.

Se conhece nomes como Fullmetal Alchimist, Naruto, Berserk ou Utsuro no Hako to Zero no Maria, então o mais provável é ser um fã acérrimo de Manga.

Este estilo de banda desenhada com origem no Japão tem adeptos espalhados por todo o mundo e Portugal não é excepção: existe até uma editora especializada na tradução de livros Manga, a Devir.

Por cá é ainda possível encontrar um jornal de banda-desenhada com sotaque japonês, o Jankenpon, que surgiu na sequência do fecho da revista Banzai (2010 – 2015). A assinatura deste jornal tem o preço de 10,5 euros e é válida para doze edições.

Se este é um universo que o atrai e gostava de conhecer alguns dos segredos dos mestres japoneses, há esperança: dia 18 de Março, o Museu das Comunicações (Lisboa) vai receber o worskhop ‘Manga – Nível 2, Argumento e Layouts’.

O workshop decorre durante todo o dia nas instalações do Museu (das 10:30 às 18) e, como é óbvio, vai ter uma componente muito prática: «O participante começa por criar a sua personagem, escreve a acção e desenha a sua página de banda desenhada», explicam os responsáveis pela organização.

Entre os “mestres” manga nacionais que vão dar este workshop estão Joana Rosa Fernandes e de Cristina Dias, autoras da série TMG – The Mighty Gang e a dupla Ricardo Andrade e Iris Loureiro, autores de Dragon Nanny.

A inscrição custa 30 euros e pode ser feita pelo email [email protected] ou pelo telefone 213 935 177.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].