Dirk Niepoort Vintage 2017
Dirk Niepoort Vintage 2017

Niepoort Vintage 2017: será este o Vinho do Porto mais perfeito de sempre?

Antes da vindima, já Dirk Niepoort dizia que esse seria um ano de excepção. Depois de provar o vinho, o conhecido produtor de origem holandesa chegou à conclusão de que não se tinha enganado.

Falar em vinhos do Norte de Portugal e não referir a família Niepoort é quase impossível. Esta família de origem holandesa “vive” nas margens do Douro há mais de 170 anos: foi em 1842 que os primeiros Niepoort chegaram a Portugal.

Mas foi preciso chegar à quinta geração para que Dirk Niepoort ter provado o «Vinho do Porto mais próximo da perfeição». Este é o Vintage 2017, um néctar onde o «equilíbrio, a harmonia, a concentração, as qualidade de taninos e a frescura» são as principais características.

«O ano de 2017 foi invulgarmente quente, com reduzida precipitação, mas a vindima não tivera temperaturas tão elevadas como de costume, e as noites frias ajudaram a todo o processo», lembra Dirk Niepoort.

Estes factores estão, assim, na base do vinho que o produtor considera o mais próximo da perfeição que alguma vez provou, criado a partir de «vinhas velhas, com idades entre os 60 e os 100 anos, no Cima Corgo», uma das sub-regiões demarcadas do Douro.

Como explica Dirk Niepoort, este Vintage 2017 foi feito «com uvas de vinhas co-plantadas, pisadas a pé, em lagares de granito, com 100% de engaço». Depois, o vinho ficou a envelhecer em «tonéis no Douro, durante o Inverno, e foi depois movido para as adegas em Vila Nova de Gaia, em Março de 2018», lembra o produtor.

«É um vinho com uma frescura única, rara num Porto – uma combinação poderosa e elegante, com um final de boca ousado, seco e longo. Pela sua estrutura e corpo, o Vintage 2017 anuncia-se como um vinho com grande potencial de guarda», acredita Dirk Niepoort.

O Vinho do Porto Niepoort Vintage 2017 vai ter uma produção de quarenta mil garrafas e chega às lojas a 25 de julho. O preço é de 90 euros.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].