Ajitama Ramen ©Fernando Guerra
Ajitama Ramen ©Fernando Guerra

Ajitama Ramen Bistro faz um ano e celebra o aniversário com a estreia de novidades picantes no menu

A 5 de Março de 2019 era oficialmente inaugurado o Ajitama Ramen Bistro, um restaurante que nasceu de um projecto caseiro de dois amigos apaixonados por ramen. No seu primeiro aniversário, estreiam-se novidades…picantes.

António Carvalhão e João Ferreira começaram por ter um Supper Club, em casa, onde recebiam convidados à porta fechada para lhes servir um dos pratos mais clássicos da gastronomia asiática. O Ajitama começou a ganhar nome e acabou mesmo por se tornar um caso sério de sucesso, com duas mil pessoas em lista de espera.

O passo seguinte foi passar este conceito a um restaurante a sério – foi assim que o Ajitama Ramen Bistro saltou da casa de António Carvalhão para a Avenida Duque de Loulé, onde está aberto há um ano. O primeiro aniversário do espaço, onde já tivemos oportunidade de jantar e almoçar, comemora-se no dia 5 de Março e a data é assinalada com a estreia de novos pratos.

La Yu é o picante usado nos ramens, feito no próprio restaurante

«Estamos sempre atentos aos pedidos dos clientes depois de ouvir as suas necessidades e expectativas, rapidamente percebemos que a maior lacuna na nossa oferta era uma opção de picante», contam António Carvalhão e João Ferreira. E é isso que vai passar a haver na carta do Ajitama.

As novidades não são dois ramens totalmente inéditos, mas sim duas versões picantes de opções que já existiam na carta: Spicy Miso e Spicy Tonkotsu, dois dos «mais vendidos no Ajitama», diz João Ferreira. Ambos têm o molho picante La Yu, feito no próprio restaurante, que também é usado nas novas gyozas.

Ajitama Gyozas ©Fernando Guerra

Ajitama passa a ter um espumante de saké na carta de bebidas

O Spicy Tonkotsu tem um «caldo à base de porco que fica ao lume pelo menos dezoito horas» e o Spicy Miso, com um toque de umami (um dos cinco gostos básicos do paladar humano). Se o La Yu não for suficiente, António Carvalhão e João Ferreira lembram que há um «hot paste caseiro exclusivo do Ajitama», pronto a apimentar ainda mais a refeição.

Estas novas versões picantes dos dois ramens e das gyosas vão custar o mesmo que as originais e podem ser pedidas com uma bebida que também se estreia no Ajitama em época de aniversário: os espumantes Junmai Sparkling Saké.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].