Free Now transforma-se numa super plataforma de mobilidade alternativa com a integração da Kapten

Kapten ©Free Now
Kapten ©Free Now

Taxis Free Now, trotinetas da Hive e, agora, os TVDE da Kapten. A aplicação do grupo Now acaba de se tornar num grande agregador de opções de mobilidade e passa a concorrer de igual para igual com a Uber e com a Bolt.

Esta era uma ideia que já estava a ser “cozinhada” há algum tempo e que até já tinha sido prometida por Marc Berg, CEO do Grupo Free Now – a app iria deixar apenas de ser uma app para pedir táxis e iria integrar as trotinetas da Hive e os TVDE da Kapten.

Agora é oficial: a app Free Now (que já tinha as trotinetas da Hive incluídas, embora não a totalidade) passa a incluir também os automóveis da Kapten e passa ser uma híbrido entre TVDE e táxis, um conceito inédito, pelo menos em Portugal.

Integração de vários serviços numa app é uma tendência

Não deixa de ser irónico que dois sectores que estiveram em luta há relativamente pouco tempo, e que ainda hoje vivem alguma tensão, estejam agora juntos numa única app. Segundo a Free Now (que em 2019 deixou de se chamar MyTaxi) esta integração irá acontecer «de forma gradual ao longo dos próximos meses» e deverá ficar concluída «na primeira metade do ano».

A integração de vários serviços numa só app não é uma novidade e parece ser, isso sim, uma tendência: a Uber já fez isso há algum tempo com as suas trotinetas Jump e a Free 2 Move, que junta vários serviços de carsharing e também trotinetas.

Free Now passará a ter quase um milhão de utilizadores

Esta é a segunda fusão do género anunciada em pouco tempo: no final de Janeiro, a Bird anunciou a compra da Circ e a consequente integração das trombetas desta última plataforma na sua app, o que deverá acontecer durante o mês de Março.

Com a fusão das duas apps, Free Now e Kapten, esta plataforma conjunta passará a contar com quase um milhão de utilizadores: 450 mil da primeira e 500 mil da segunda, números partilhados pelo Grupo Now.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].