Fogo: o restaurante de Alexandre Silva onde tudo é feito sob brasas tem um novo menu de degustação

Este novo menu tem seis momentos: quatro snacks, serviço de pão, dois pratos principais, sobremesa e café. Custa 80 euros.

@Fogo
@Fogo

O Fogo entra no Outono com um novo menu de degustação com seis momentos: quatro snacks, serviço de pão, dois pratos principais, sobremesa e café. As bebidas ficam de fora.

Alexandre Silva criou um novo menu de degustação para o seu restaurante Fogo, pensado para «elevar ainda mais o distinto sabor oferecido pela tradicional confecção no fogo».

O chef, que tem uma estrela Michelin pelo Loco (e que assinou recentemente a carta da renovada cervejaria Trindade), lembra que este estilo de cozinha «faz sobressair as nuances gastronómicas, ao mesmo tempo que nos remete para a tradição e a própria história da Humanidade».

Este novo menu tem seis momentos: quatro snacks, serviço de pão, dois pratos principais, sobremesa e café. Para começar, é servida uma ostra na brasa que, segundo o chef, pode ser acompanhada por um «tártaro de vaca ou uma barriga de atum», por exemplo. No pão, feito com massa-mãe, também há escolhas para fazer o dip: azeite alentejano, um molho de bitoque ou uma «bebida fermentada», feita com «desperdícios de pão da semana anterior».

©Fogo
©Fogo | Todos os pratos deste restaurante de Alexandre Silva são confeccionados com fogo.

Nos pratos principais, há peixe do dia com legumes (pode vir de Peniche ou ser atum dos Açores) e carne com arroz de forno: vaca minhota ou porco alentejano» estão entre as possibilidades.

Para terminar, a sobremesa, que também é feita sob brasas: morango grelhado com fava tonka e trigo sarraceno; o café, que é «feito ao lume» vem com um petit four de trufa de alfarroba.

O preço do novo menu de degustação do Fogo custa 80 euros, sem pairing; se escolhermos a harmonização com vinhos ou cocktails sem álcool, o preço sobre para os 120 euros. As reservas são feitas pelo 217 970 052.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].