Henrique Sá Pessoa e José Avillez voltam a ser os dois únicos portugueses no top 100 dos Best Chef Awards, mas…

Apesar de se manterem na lista dos cem melhores chefs do mundo, Henrique Sá Pessoa e José Avillez caem mais de trinta lugares no ranking.

©The Best Chef Awards
©The Best Chef Awards / DR.

Os resultados da edição de 2022 dos The Best Chef Awards foram conhecidos esta Quarta-Feira. Henrique Sá Pessoa e José Avillez repetem a presença, mas dão um “trambolhão” no ranking.

A sexta edição dos The Best Chef Awards volta a ter apenas dois chefs nacionais no ranking dos cem melhores do mundo. Desde que a competição foi criada, em 2017, apenas houve três presenças nacionais nesta lista: além de Henrique Sá Pessoa e José Avillez, Tiago Sabarigo ficou em 96.º lugar.

Contudo, Henrique Sá Pessoa e José Avillez descem, e muito, no ranking de 2022. O chef do Alma, que em 2021 tinha ficado em 38.º lugar cai para 70.º (uma diferença de 32 lugares); para José Avillez, os resultados foram piores: uma queda de 36 lugares, de 44.º para 80.º.

O melhor chef do mundo, pela segunda vez consecutiva, é Dabiz Muñoz, chef do restaurante DiverXO (Madrid). O país mais representado é Espanha, com dezasseis eleitos, e Itália vem em segundo lugar (quinze); o pódio fecha com França, com onze presenças.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].