Há cinco novos restaurantes em Portugal com Estrelas Michelin – mas a terceira continua a ser uma miragem

©Sebastian Coman

Portugal saiu da gala do anúncio das Estrelas Michelin 2021 mais reforçado: além de ninguém ter perdido estrelas em relação a 2020, há cinco novos restaurantes nesta constelação gastronómica.

Vila Foz (Porto), Cura (Lisboa), Esporão (Reguengos de Monsaraz), A Ver Tavira (Tavira) e Al Sud (Lagos) são os cinco novos restaurantes nacionais com uma Estrela Michelin.

O Vila Foz é dirigido pelo chef Arnaldo Azevedo; o Cura, restaurante do hotel Ritz Four Seasons, tem à frente o chef Pedro Pena Bastos. No Alentejo, o chef Carlos Teixeira lidera a cozinha do restaurante da Herdade do Esporão.

No Algarve estão os dois outros galardoados: A Ver Tavira do chef Luís Brito e Al Sud, o restaurante de fine dinning do hotel Palmares Ocean Living & Golf, do chef Louis Anjos.

©Esporão / Carlos Albuquerque
©Esporão / Carlos Albuquerque | O chef Carlos Teixeira volta a pôr o Alentejo no Guia Michelin.

Portugal continua a falhar a terceira estrela

A gala da edição de 2021 decorreu ontem em Valência e teve uma novidade: as Estrelas Verdes, que distinguem restaurantes com uma maior preocupação com a sustentabilidade. Os primeiros restaurantes portugueses a receberem este galardão foram o Esporão e o Il Gallo d’Oro.

Além de Portugal ter recebido mais cinco Estrelas Michelin, perdeu nenhuma e relação a 2020, ano em que só tinha conquistado duas: Eneko e 100 Maneiras. Contudo, Portugal continua a não ter qualquer restaurante com o máximo de três estrelas.

©Al Sud
©Al Sud | Louis Anjos é o chef que está à frente do restaurante de fine dinning do resort Palmares Ocean Living & Golf.

Esta é a lista actualizada de restaurantes portugueses com Estrelas Michelin, onde também se destaca o regresso do Alentejo, uma região que tinha saído do Guia, depois de o L’And Vineyards (Miguel Laffan) ter perdido a distinção:

Alma: ★★
Belcanto: ★★
Casa de Chá da Boa Nova: ★★
Il Gallo d’Oro: ★★
Ocean: ★★
The Yeatman: ★★
Vila Joya: ★★

Vila Foz: ★
Cura: ★
Esporão: ★
A Ver Tavira: ★
Al Sud : ★
100 Maneiras: ★
A Cozinha : ★
Antiqvvm: ★
Bon Bon: ★
Eleven: ★
Eneko: ★
Epur: ★
Feitoria: ★
Fifty Seconds: ★
Fortaleza do Guincho: ★
G Pousada: ★
Gusto by Heinz Beck: ★
LAB by Sergi Arola: ★
Largo do Paço: ★
Loco: ★
Mesa de Lemo: ★
Midori: ★
Pedro Lemos: ★
Vista: ★
Vistas: ★
William: ★

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].