Estrelas Michelin 2021: Ljubomir Stanisic ganha a sua primeira distinção com o Bistro 100 Maneiras

©Ljubomir Stanisic
©Ljubomir Stanisic

Foi a grande novidade da edição de 2021 das Estrelas Michelin: em Portugal há dois novos restaurantes distinguidos e um deles é o Bistro 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic.

O chef Ljubomir Stanisic, que nas últimas semanas protagonizou um protesto de greve de fome, em frente à Assembleia da República, contra as decisões do Governo para o sector da restauração, ganhou a sua primeira Estrela Michelin.

Esta Estrela Michelin chega pelo trabalho do chef no Bistro 100 Maneiras, um restaurante que o próprio abriu há dez anos, e que em 2017 chegou a ser considerado o ‘Melhor Restaurante do Mundo’ pela revista Monocle.

A outra nova Estrela Michelin em Portugal é o Eneko Lisboa (Alcântara), do chef basco Eneko Atcha, que já tem três distinções no currículo ganhas em 2007, 2010 e 2012, nos restaurantes Azurmendi, Eneko Bilbau e Eneko.

De resto, todos os restaurantes distinguidos em 2020 mantêm as Estrelas Michelin, com apenas uma excepção que já era esperada: o São Gabriel, do chef Leonel Pereira, que fechou no início deste ano.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].