STŌ: a nova mercearia de bairro e cafetaria de Lisboa tem um chef que já passou pelo Belcanto

©Gonçalo F. Santos | STO
©Gonçalo F. Santos | STO

A Mercearia STŌ promete «divulgar os melhores produtos e produtores portugueses»; entre as 9 e as 20 horas servem-se pequenos-almoços e refeições ligeiras criados por um ex-chef do Belcanto.

A Garrafeira Nacional e a Napoleão têm uma nova vizinha na Rua dos Fanqueiros: a STŌ abriu no número 83 e quer «recuperar o espírito das antigas mercearias de bairro». A ideia foi de Cláudia Almeida e Jorge Abreu.

Na loja há «vinhos, queijos, conservas, cerveja artesanal, compotas, azeite e bebidas espirituosas» de várias regiões de Portugal que depois são usados pelo chef Moisés Franco (ex-Belcanto, Bairro do Avillez e Zazah) para criar pratos ligeiros que são servidos entre as 12 e as 20 horas.

Entre as sugestões da STŌ (menu completo aqui) estão «tábuas de queijos, enchidos ou conservas, pratos ligeiros, como salada de polvo ou grãozada com paiola, tostas e sandes em pão de fermentação natural ou bolo lêvedo»; para sobremesa há Pudim do Abade ou bolo Tecolameco.

©Gonçalo F. Santos
©Gonçalo F. Santos | A Salada de Polvo é uma das criações do chef Moisés Franco – custa 10 euros.

O chef Moisés Franco é também o responsável por descobrir novos produtores e escolhe os produtos que estão à venda na mercearia: neste momento já há «mais de cinquenta provenientes de pequenos produtores de várias regiões de Portugal».

Nas prateleiras podem se encontrados, por exemplo, o pão da The Millstone Sourdough, os temperos Cisca Massala, o chá da Companhia Portugueza, as farinhas Paulino Horta, os queijos da Queijaria Machado, o Baleia Gin ou os chocolates Taucacau, destaca a STŌ.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].