Trava-Línguas Tinto 2019: este vinho vem numa garrafa que ganha vida com realidade aumentada

©Poças
©Poças

A Poças criou uma nova gama de vinhos que se inspira em trava-línguas de vários países e cuja garrafa pode ser animada com uma app.

O rato roeu a rolha do rei da Rússia. Um dos mais conhecidos trava-línguas portugueses serve de inspiração ao novo vinho da Poças, uma produtora de vinho do Porto e DOC Douro, que vem numa garrafa que tem um rótulo a condizer.

A ideia passa por ter uma ilustração diferente para cada país, criada por um designer local e baseada num trava-línguas típico de cada mercado. Em Portugal, o artista escolhido foi André da Loba, que criou uma animação minimalista com um rato que disputa uma garrafa com uma personagem que representa o rei da Rússia.

Em inglês, o vinho passa a chamar-se Tongue Twister e usa a lenga-lenga: ‘I saw Susie sitting in a shoe shine shop. Where she sits she shines, and where she shines she sits’. A animação também foi criada por André da Loba. A marca fala ainda numa versão em francês para o mercado canadiano, com ilustração de Julien Posture, mas sem referir qual.

©TRENDY | Trava-Línguas Tinto 2019
©TRENDY

Para ver a animação no rótulo da garrafa é preciso usar a app Poças Wines AR que está nas lojas da Apple e da Google; depois, basta dar autorização para que a câmara seja usada para ver o desenho a ganhar vida num pequeno filme.

O Trava-Línguas Tinto 2019 foi feito com as castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz de vinhas com «quarenta a sessenta anos» e em que «20% do lote estagiou em barrica de segundo ano de carvalho francês». O preço é de seis euros, na loja online da Poças.

Segundo a produtora, este vinho tem notas de «frutos silvestres, alcaçuz e cacau»; o final é «longo e fresco». Sobre o pairing, vai bem com «carne de churrasco, pizza ou lasanha de carne».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].