Queijo, queijo, queijo: na nova cheese concept store de Lisboa há mais de cinquenta queijos para provar

©Queijaria Machado
©Queijaria Machado

Será que esta é a «primeira concept store de queijo» em Portugal? Os responsáveis da Queijaria Machado acreditam que sim – conheça este novo projecto gastronómico nascido em plena pandemia.

A pandemia de COVID-19, que levou ao decreto do Estado de Emergência, fez com que todos os restaurantes fechassem (infelizmente, alguns de vez), mas também há coisas positivas a retirar deste período de crise.

Foi uma oportunidade, aquilo que viu João Machado, cheesemonger profissional e o mentor da Queijaria Machado, o novo projecto gastronómico de Lisboa que abriu no Chiado. «Um conceito inovador, dirigido a um público conhecedor e apaixonado pelos melhores queijos do mundo», diz.

Volta ao mundo: do queijo de Serpa ao Comté 18 meses

Para João Machado, esta é mesmo a «primeira cheese concept store de Portugal», ou seja, uma loja que vive de, e para o queijo, e que tem no menu «mais de cinquenta» referências DOP de todo o mundo, mas onde a aposta mais forte é nos queijos franceses, britânicos, portugueses, espanhóis e suíços.

«O menu inclui iguarias como o Liconshire Poacher Smoked, do Reino Unido; os franceses Comté 18 meses e Livrarot; o suíço Vacherin Fribourgeois, o Manchego Curado Ntra. Sra. De Fuentes, de Espanha; ou os portugueses Serra amanteigado e Serpa», destaca João Machado.

Além de uma sala (a Tasting Room) onde se podem provar os queijos, acompanhados com um copo (ou vários) de vinho, e em duelos com compotas, geleias e tostas, a Queijaria Machado também funciona com mercearia (no balcão Meet the Cheesemonger).

Queijaria Machado tem conceito para um «público exigente»

Este novo espaço da capital tem ainda mais duas zonas: a Affinage Room (a sala de maturação, onde os queijos são preparados – foto em baixo) e a Training Room (onde vão acontecer workshops da Academy of Cheese do Reino Unido). À nossa disposição está sempre um cheesemonger, ou seja, uma espécie de ‘sommelier queijeiro’, que nos recomenda os melhores, de acordo com as nossas preferências.

©Queijaria Machado - Affinage

E isto será mesmo a base deste conceito, como explica João Machado: «Criámos um novo conceito dirigido a um público exigente e o nosso objectivo passa por proporcionar ao cliente a melhor experiência na degustação de queijos».

A Queijaria Machado fica num dos edifícios mais conhecidos do Chiado, o Duques de Bragança, na Rua Victor Cordon, no número 43. Para reservas ou mais informações sobre a «primeira concept store de queijo» nacional pode telefonar para o 213 461 877.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].