Teatros e cinemas podem abrir a 1 de Junho com novas regras de lugares e uso obrigatório de máscara

Teatro Cinema ©Krists Luhaers
Teatro Cinema ©Krists Luhaers

A ministra da cultura confirmou à agência Lusa as várias regras que os cinemas, teatros e outras salas de espectáculos têm de cumprir. O uso de máscara é obrigatório.

Graça Fonseca esclareceu à Agência Lusa (citada pelo Blitz) as novas regras que cinemas e teatros vão ter de seguir caso queiram reabrir ao público a 1 de Junho, dia em que os centros comerciais voltam a abrir as portas.

Desde logo, todos os clientes são obrigados a usar máscara e a deixar uma cadeira de intervalo, na mesma fila; contudo, esta segunda regra não se aplica a pessoas que vivam juntas na mesma casa – se for assim, podem sentar-se juntas. Esta nuance pode levar a que a ocupação das salas fiquem com uma taxa de ocupação na ordem dos 50 a 60%.

Filas de cinemas e teatros podem ser todas ocupadas

Uma das ideias que se tinham avançado nas últimas semanas era de que teatros e cinemas deviam deixar uma fila vaga entre duas ocupadas, mas Graça Fonseca confirmou que esta proposta não avança, pelo que todas as filas das várias salas podem ter espectadores.

Outra das regras confirmadas era uma das mais evidentes: a obrigatoriedade de «higienização das salas e lugares entre espectáculos ou sessões».

Actores não precisam de usar máscara nas actuações

Nos teatros, há duas regras especiais: tem de haver uma distância de dois metros entre a boca de cena (o limite do palco) e a primeira fila; depois, os actores são apenas obrigados a usar máscara antes e depois de sair do palco.

Finalmente, no caso de haver espectáculos ao ar livre (em parques, por exemplo), como cinema, concertos ou mesmo peças de teatro, Graça Fonseca confirmou que tem de haver «lugares assinalados» (marcações no chão ou cadeiras), sempre com um metro de distância. A excepção é igual à das salas: pessoas que vivam juntas podem ficar próximas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].