Christian D’Auria assina o primeiro menu de autor no Zazah: os pratos são «memórias gastronómicas»

©Zazah | Bolovo
©Zazah | Bolovo

A liderar a cozinha do Zazah há quase quatro meses, o brasileiro Christian D’Auria apresenta agora a sua primeira carta que reflecte a viagem do chef até chegar a Portugal.

Com apenas 24 anos, Christian D’Auria já tem currículo no Brasil: em 2018, o Capim Santo, onde começou a trabalhar, foi eleito pela revista Veja como o restaurante com a «melhor comida brasileira».

Depois, foi para São Paulo onde trabalhou com Elia Scharam (Boboo Osteria) e Heaven Del Haye (Heaven Cuccina); um ano depois já estava de malas feitas para Portugal – por cá, juntou-se aos chef Vitor Adão e Lucas Azevedo; mesmo antes de entrar no Zazah, esteve com Alana Mostachio no VDB Bistronomie.

©Zazah | Christian D'Auria
©Zazah | Christian D’Auria chega a Portugal aos 24 anos.

Agora, chega a vez de ter um projecto seu, com uma carta que acaba por ser o reflexo da sua viagem entre o Brasil (Rio, São Paulo) e Portugal: «É uma reinterpretação das minhas memórias gastronómicas, com pratos inspirados em diferentes locais do mundo, nos lugares por onde passei. Tenho o privilégio de a criar juntamente com uma equipa que partilha a mesma paixão pela cozinha e pela gastronomia que eu», diz Christian D’Auria.

O Zazah fica, assim, com um menu de autor, onde se destacam o Bolovo (versão do chef da «clássica mistura de bacalhau e ovo»), a Couve Flor Tebasaki (asinhas de couve-flor picantes «servidas ao estilo da gastronomia Chuka»), Ceviche de Cogumelo (com leite de tigre, milho crocante, laranja e banana chips) e o Tartar de Carne (novilho picado na ponta da faca com cebolinho, furikake e picles de mostarda em torrada brioche).

©Zazah | Couve Flor Tebasaki
©Zazah | A Couve Flor Tebasaki é um dos pratos de autor da nova carta do Zazah.

Ainda assim, Christian D’Auria não faz uma revolução total na carta do Zazah (que pode ser vista aqui): o restaurante mantém os Croquetes de Alheira e o Tataki de Atum, «entre outras opções», sublinha o chef. O Zazah fica na Rua de São Marçal, 111 e as reservas podem ser feitas pelo número 211 344 468.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].