Alma Nómada. O restaurante de Porto Covo tem um novo chef que aposta na gastronomia alentejana

©Jorge Simão | Polvo da Costa

O Alma Nómada já tem quase dois anos, mas em 2021 desperta para uma nova vida, com o chef Ricardo Leite ao leme.

«Gosto de ir conhecer os produtores e os seus processos, e estabelecemos uma relação muito além da mera selecção das matérias-primas. Com esta proximidade do mar, queremos que a experiência gastronómica acompanhe em tudo a beleza natural de Porto Covo e do Alentejo».

A carta de apresentação do Alma Nómada e do chef Ricardo Leite está feita – como acontece com vários restaurantes regionais, este é mais um que adopta o conceito de apostar nos ingredientes locais como base da cozinha e de um menu que foi recentemente renovado.

Ricardo Leite chega directamente do Loco, o restaurante de Alexandre Silva em Lisboa, com a namorada Inês Gomes (que assume a posição de chefe de sala no “novo” Alma Nómada) com uma missão: colocar Porto Covo no roteiro gastronómico nacional.

©Jorge Simão | Alma Nómada
©Jorge Simão | A equipa do restaurante, como Inês Gomes ao Centro e Ricardo Leite, à direita; os outros são, por ordem, Ismael Pereira (chef residente), Rafael Mourão (cozinheiro de primeira categoria) e Sérgio Barbosa (sub-chefe júnior).

Da feijoada de leitão ao bacalhau com leite de amêndoa

Para já, a influência de Ricardo Leite vê-se na experiência de fine-dining que trouxe para o restaurante, com um menu que diz ser «equilibrado», onde se destacam três “estrelas”: polvo, bacalhau e salmonete, mas onde a carne também tem uma palavra a dizer.

Na carta temos um cowboy kobegal super premium maturado 60/90 dias (com um quilo), coleslaw de couve-flor e batata rústica, mas também há costeletão, entrecote e feijoada de leitão, além de um tártaro e um hambúrguer de carne de vaca rubia minhota.

Para os fãs do mar, o chef sugere um bacalhau de cura prolongada com leite de amêndoa, pil-pil, caviar e crocante de batata ou um polvo da costa fresco cozinhado lentamente, ovas de truta, endívia grelhada, puré de chalota, molho de pimentos assados.

©Jorge Simão | Cowboy Kobegal Super Premium
©Jorge Simão | O cowboy kobegal super premium maturado é uma das estrelas de carne da carta.

Carta de vinhos com opções maioritariamente bio

As alternativas são os ravioli de beterraba frescso, pinhão, requeijão de ovelha, alho negro e óleo de cebolinho; a couve-flor grelhada na brasa, salsa verde, toucinho fumado, vinagre de sabugueiro e ovas de polvo curadas e raladas.

Nas sobremesas, Ricardo Leite aponta para um crème brûlée em forno a lenha, com gelado de abóbora e granola de nozes pecan e trigo sarraceno. Na carta de vinhos há duzentas referências, «maioritariamente opções bio e de pequenos produtores», sublinha o chef.

O Alma Nómada fica na Costa do Vizir Monte Branco, em Porto Covo, e está aberto todos os dias, das 12 às 15 e das 19 às 22 horas. Para reservas pode usar o site ou o telefone 965 754 882.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].