O Alma Nómada já tem quase dois anos, mas em 2021 desperta para uma nova vida, com o chef Ricardo Leite ao leme.
«Gosto de ir conhecer os produtores e os seus processos, e estabelecemos uma relação muito além da mera selecção das matérias-primas. Com esta proximidade do mar, queremos que a experiência gastronómica acompanhe em tudo a beleza natural de Porto Covo e do Alentejo».
A carta de apresentação do Alma Nómada e do chef Ricardo Leite está feita – como acontece com vários restaurantes regionais, este é mais um que adopta o conceito de apostar nos ingredientes locais como base da cozinha e de um menu que foi recentemente renovado.
Ricardo Leite chega directamente do Loco, o restaurante de Alexandre Silva em Lisboa, com a namorada Inês Gomes (que assume a posição de chefe de sala no “novo” Alma Nómada) com uma missão: colocar Porto Covo no roteiro gastronómico nacional.
Da feijoada de leitão ao bacalhau com leite de amêndoa
Para já, a influência de Ricardo Leite vê-se na experiência de fine-dining que trouxe para o restaurante, com um menu que diz ser «equilibrado», onde se destacam três “estrelas”: polvo, bacalhau e salmonete, mas onde a carne também tem uma palavra a dizer.
Na carta temos um cowboy kobegal super premium maturado 60/90 dias (com um quilo), coleslaw de couve-flor e batata rústica, mas também há costeletão, entrecote e feijoada de leitão, além de um tártaro e um hambúrguer de carne de vaca rubia minhota.
Para os fãs do mar, o chef sugere um bacalhau de cura prolongada com leite de amêndoa, pil-pil, caviar e crocante de batata ou um polvo da costa fresco cozinhado lentamente, ovas de truta, endívia grelhada, puré de chalota, molho de pimentos assados.
Carta de vinhos com opções maioritariamente bio
As alternativas são os ravioli de beterraba frescso, pinhão, requeijão de ovelha, alho negro e óleo de cebolinho; a couve-flor grelhada na brasa, salsa verde, toucinho fumado, vinagre de sabugueiro e ovas de polvo curadas e raladas.
Nas sobremesas, Ricardo Leite aponta para um crème brûlée em forno a lenha, com gelado de abóbora e granola de nozes pecan e trigo sarraceno. Na carta de vinhos há duzentas referências, «maioritariamente opções bio e de pequenos produtores», sublinha o chef.
O Alma Nómada fica na Costa do Vizir Monte Branco, em Porto Covo, e está aberto todos os dias, das 12 às 15 e das 19 às 22 horas. Para reservas pode usar o site ou o telefone 965 754 882.