Cinema, escrita, música, fotografia, ilustração e videojogos: conheça os Novos Talentos Fnac 2021

©Fnac
©Fnac

Quase a fazer vinte anos, os prémios Novos Talentos Fnac tiveram mais uma edição que voltou a distinguir nomes emergentes da cultura nacional.

O Panorâmico de Monsanto, em Lisboa, foi o palco escolhido pela Fnac para anunciar os novos talentos nacionais de cinema, escrita, música, fotografia, ilustração e videojogos, num evento digital.

No Cinema, o vencedor foi Larissa Lewandoski Dick, com o filme Ivan; as menções honrosas foram atribuídas a Beatriz Silva ((In)dividual) e a Cláudia Gomes (Nata Desta Vida).

Pedro Valente é o novo talento da Escrita; o escritos concorreu com o livro Susana; Frederico Batista (Glória) e a Inês Andrade (Prova de Vida) foram as menções honrosas.

Na Música, foi Acácia Maior a conquistar o “ouro”, com o tema Sodade d’Mascrinha; o grupo de Cabo Verde tem já um tema a rodar nas rádios nacionais – Catá Bórre, com os Cachupa Psicadélica. As menções honrosas foram para Chica (“Brincar Com o Cão”) e Beiro (Ouvido).

O novo talento de Fotografia é Mónica Rego com a série de imagens Não-Lugares; Polly Hummel (KÜss Den Frosch) e Nuno Braumann (Braga European Be(a)st Destination) foram as menções honrosas.

A categoria de Ilustração foi ganha por Hugo Henriques, com Contos do Paul; o júri dos Novos Talentos Fnac deu as menções honrosas a Margarida de Lemos (Stillness) e a Pedro Gomes (Day Off).

Finalmente, na mais recente categoria destes prémios, Videojogos, o vencedor foi Rodrigo Pinheiro (Nok); as menções honrosas foram entregues a Simão Gonçalves (Glowfall) e Nuno Martins (Sofia and the Barbarian).

Os trabalhos de todos os vencedores dos Prémios Novos Talentos Fnac 2021 podem ser vistos com detalhe, aqui. O evento completo do evento está disponível no Facebook.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].