©Warner Bros.
©Warner Bros.

Pandemia baralha as contas dos cinemas: James Bond, Dune e Batman adiados para 2021 e 2022

O ano de 2020 não será para recordar, no que respeita a cinema. Os adiamentos das estreias continuam e até há mudanças de planos para 2022.

A pandemia de COVID-19 fez com que vários filmes tivessem a sua estreia adiada, alguns deles para a segunda metade de 2020: foi o caso de Tenet e, até há poucos dias, era também a situação de James Bond: No Time do Die.

O último filme de Daniel Craig como 007 tinha a sua estreia original prevista para a Primavera deste ano, estreia essa que acabou remarcada para o Outono: o filme chegava às salas no dia 19 de Novembro.

Contudo, a MGM decidiu, mais uma vez, optar pelo adiamento, com a justificação de querer que o filme chegasse «a maior audiência possível» – as limitações das salas, muitas a 50% ou menos, fazem com que o próximo James Bond ficasse aquém das expectativas da produtora, caso mantivesse a estreia em Novembro de 2020.

Novo Batman só daqui a dois anos

Assim, No Time do Die passa para 2 de Abril de 2021, quase um ano depois de estar prevista a sua estreia original; a notícia chegou neste fim-de-semana, poucas horas depois de ter sido lançado o videoclip do tema do filme, cantado por Billie Eilish.

Dune e Batman são dois dos outros filmes que viram as estreias adiadas. No caso do remake Dune, que ia chegar aos cinemas nacionais a 18 de Dezembro, a nova data é agora Outubro de 2021, ou seja, daqui a um ano.

Em relação a Batman, a espera vai ser muito mais longa. Inicialmente, o filme de Matt Reeves com Robert Pattinson (Bruce Wayne), Zoe Kravitz (Catwoman) e Colin Farrell (Pinguim) tinha estreia marcada para Outurbo de 2021, mas acabou por ser adiado para Março de 2022.

Wonder Woman é o único “sobrevivente”?

O tsunami de adiamentos acaba ainda por afectar outros filmes: Shazam! 2, The Flash e Black Adam também mudaram de data, sendo que este último (com The Rock no papel principal) fica mesmo sem nova previsão de chegar aos cinemas.

No sentido contrário está o quarto filme Matrix com Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, cuja estreia foi antecipada cinco meses: de Abril de 2022 para Dezembro de 2021.

Resta saber se Wonder Woman 1984 se mantém como único blockbuster de segunda metade de 2020 – o segundo filme stand alone de Gal Gadot como Mulher-Maravilha mantém 24 de Dezembro como dia de estreia.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].