Pandemia baralha as contas dos cinemas: James Bond, Dune e Batman adiados para 2021 e 2022

©Warner Bros.
©Warner Bros.

O ano de 2020 não será para recordar, no que respeita a cinema. Os adiamentos das estreias continuam e até há mudanças de planos para 2022.

A pandemia de COVID-19 fez com que vários filmes tivessem a sua estreia adiada, alguns deles para a segunda metade de 2020: foi o caso de Tenet e, até há poucos dias, era também a situação de James Bond: No Time do Die.

O último filme de Daniel Craig como 007 tinha a sua estreia original prevista para a Primavera deste ano, estreia essa que acabou remarcada para o Outono: o filme chegava às salas no dia 19 de Novembro.

Contudo, a MGM decidiu, mais uma vez, optar pelo adiamento, com a justificação de querer que o filme chegasse «a maior audiência possível» – as limitações das salas, muitas a 50% ou menos, fazem com que o próximo James Bond ficasse aquém das expectativas da produtora, caso mantivesse a estreia em Novembro de 2020.

Novo Batman só daqui a dois anos

Assim, No Time do Die passa para 2 de Abril de 2021, quase um ano depois de estar prevista a sua estreia original; a notícia chegou neste fim-de-semana, poucas horas depois de ter sido lançado o videoclip do tema do filme, cantado por Billie Eilish.

Dune e Batman são dois dos outros filmes que viram as estreias adiadas. No caso do remake Dune, que ia chegar aos cinemas nacionais a 18 de Dezembro, a nova data é agora Outubro de 2021, ou seja, daqui a um ano.

Em relação a Batman, a espera vai ser muito mais longa. Inicialmente, o filme de Matt Reeves com Robert Pattinson (Bruce Wayne), Zoe Kravitz (Catwoman) e Colin Farrell (Pinguim) tinha estreia marcada para Outurbo de 2021, mas acabou por ser adiado para Março de 2022.

Wonder Woman é o único “sobrevivente”?

O tsunami de adiamentos acaba ainda por afectar outros filmes: Shazam! 2, The Flash e Black Adam também mudaram de data, sendo que este último (com The Rock no papel principal) fica mesmo sem nova previsão de chegar aos cinemas.

No sentido contrário está o quarto filme Matrix com Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, cuja estreia foi antecipada cinco meses: de Abril de 2022 para Dezembro de 2021.

Resta saber se Wonder Woman 1984 se mant̩m como ̼nico blockbuster de segunda metade de 2020 Рo segundo filme stand alone de Gal Gadot como Mulher-Maravilha mant̩m 24 de Dezembro como dia de estreia.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].