A versรฃo hรญbrida do Volvo XC60 foi a primeira da marca sueca a ultrapassar as duzentas mil unidades vendidas num ano. Para ver o que tem tรฃo de especial este automรณvel, pedimos ร marca para dar uma voltinha.
Na verdade, foi uma voltona. Durante quatro dias, este SUV da marca sueca, que na hierarquia fica a meio da gama, entre o XC40 (que jรก conduzirmos) e o XC90 (que tambรฉm havemos de experimentar), foi todo nosso.
O plano foi o habitual nos ensaios do TRENDY: ter uma experiรชncia que mostrasse as vรกrias capacidades de um automรณvel, com passagem por vรกrios tipos de percursos, incluindo fora de estrada.
A importรขncia das tecnologias de assistรชncia ร conduรงรฃo
Para fazer isto, decidimos levar o XC60 T8 PHEV atรฉ ร Nazarรฉ e Peniche, o que nos garantia uma boa diversidade de terrenos. Atรฉ chegar as estas ‘mecas’ do surf, em altura de ondas grandes na Nazarรฉ, seguimos pela autoestrada – foi a altura para experimentar todas as tecnologias de assistรชncia ร conduรงรฃo da Volvo, onde o principal destaque รฉ a que liga o cruise control adaptativo e que tambรฉm faz com que o automรณvel se guie sozinho pela estrada.
Esta opรงรฃo estava tambรฉm na carrinha V90 que testรกmos no Verรฃo (tambรฉm ela uma T8 PHEV), pelo que jรก sabรญamos o que esperar: o XC60 vai ajustando a direcรงรฃo de forma automรกtica, de acordo com a leitura das linhas de faixa e controlando a velocidade em relaรงรฃo a um automรณvel que siga ร frente.
Durante alguns quilรณmetros deixรกmos que o computador de bordo tomasse as decisรตes por si, entre as quais fazer algumas curvas – sรณ tรญnhamos de por as mรฃos no volante algumas vezes para que o sistema percebesse que estava mesmo alguรฉm a conduzir.
Esta norma de seguranรงa รฉ obrigatรณria, uma vez que a lei ainda nรฃo permite que haja carros totalmente autรณnomos, mas a ideia com que ficรกmos รฉ que este Volvo (assim como a V90 e o XC40) podia perfeitamente fazer uma viagem longa em auto-estrada sem que tivesses de dar o nosso input de vinte em vinte segundos.
XC60: hรญbrido no combustรญvel e no comportamento
A segunda geraรงรฃo do XC60 continua, por isso, a ter ‘seguranรงa’ e ‘conforto’ com as principais palavras que a definem, o que nรฃo รฉ de estranhar assim que entramos para o habitรกculo de um Volvo – nรฃo fosse esta marca uma pioneira nestes dois campos.
Resumindo: รฉ fรกcil perceber o sucesso do XC60 – a meio da tal hierarquia, entre o “mini SUV” XC40 e o “gigante” XC90, consegue manter um รณptimo compromisso entre preรงo/qualidade, que passa uma ideia de robustez em terrenos acidentados e de leveza nas ruas da cidade.
Chega a ser mesmo estranho como รฉ que hรก tanta flexibilidade de comportamento, o que nos faz acreditar que o XC60 nรฃo รฉ apenas um hรญbrido em termos de combustรญvel, mas tambรฉm na conduรงรฃo, com um comportamento assinalรกvel quer esteja a passar poรงas de lama, a deslizar sobre as ruas acidentadas de Lisboa ou a cruzar o alcatrรฃo certinho da auto-estrada.
Para ver com mais detalhes as caracterรญsticas da versรฃo do Volvo XC60 que conduzimos durante um fim-de-semana, pode fazer o download com as especificaรงรตes tรฉcnicas e preรงo final do automรณvel, aqui.