Bolt mete trotinetas eléctricas em Portugal e Hive passa a dar vinte minutos grátis por mês

©Bolt Faro Hive Braga
©Bolt Faro Hive Braga

Fevereiro traz duas novidades ao mercado da mobilidade eléctrica alternativa. A Bolt disponibilizou as suas trotinetas e a Hive começou a oferecer viagens.

A Bolt é a mais recente plataforma de aluguer de trotinetas eléctricas a chegar a Portugal. A ex-Taxify, que fez o rebranding em 2019, escolheu a cidade de Faro para fazer um teste e começa por disponibilizar duzentos veículos.

No Algarve, as trotinetas da Bolt funcionam como todas as outras: há uma app onde as podemos encontrar e reservar; para isso temos de ter ligados os serviços de geolocalização e adicionar um método de pagamento, como um cartão de crédito.

Também como as outras plataformas, o preço de desbloqueio é de um euro, a viagem fica a quinze cêntimos por minuto e a velocidade máxima é de cerca de 25 km/h. Para já, Faro será a única cidade a receber as trotinetas Bolt, mas é natural que na Primavera (ou até mais cedo), esta plataforma chegue, pelo menos, a Lisboa.

Quem mora em Braga tem vinte minutos grátis na Hive

A outra marca que anunciou uma novidade foi a Hive. A plataforma, que faz parte do Grupo Now, está a oferecer vinte minutos grátis, por mês, a quem mora em Braga – a Hive chegou à Cidade dos arcebispos em Outubro de 2019.

Para dar estes vinte minutos a todos os bracarenses, é preciso estar registado e enviar «fotos de um comprovativo de residência no distrito de Braga e de uma identificação através» da app. «Após uma rápida validação das informações», será dada a a autorização para usar este bónus, diz a Hive.

Esta acção é semelhante à que a plataforma anunciou em Lisboa, durante o ano passado, em que oferecia vinte minutos por mês aos utentes do passe Lisboa Viva.


Para ter ainda mais descontos nas plataformas de mobilidade alternativa, como os automóveis Emov, ShareNow ou os TVDE da Kapten e Bolt, aqui ficam duas dezenas de códigos de minutos e viagens grátis. Temos ainda códigos para ganhar dinheiro-extra nos cartões Curve, TransferWise, N26 e Revolut.

TROTINETAS
Hive: 5HcQ0LrB, hakbYqBn, cKjwHzUV e p73znz4S (32 minutos grátis em novos registos; também serve para as bicicletas)
Lime: R3PQOBC, RPXN6Z7 (um desbloqueio grátis)
Bird: QMGZC9

AUTOMÓVEIS
ShareNow/DriveNow: registo pelos links NSUVOEMV4QYD ou NGU4L8P3B2ZM dão bónus de 20 minutos com um preço especial

TVDE
Kapten: RICDUR3, MAFFRE1 (três euros de desconto nas primeiras três viagens)
Uber: ricardor194, w58u8ce7ue, pedrot540ue (desconto variável)
Bolt/Taxify: 8YJ41, DMA5N (uma viagem grátis)
MyTaxi: mafalda.fre, ricardo.dur (cinco euros de oferta na primeira viagem)

MOTAS ELÉCTRICAS
eCooltra: dhrtj, rqvtz (oferta de dez euros para a primeira viagem)
Acciona: FUK68768 (trinta minutos grátis)

ENCOMENDA DE REFEIÇÕES
Uber Eats: eats-ricardor194
Glovo: S3NSVHG (cinco euros em taxas de entrega válidos por dez dias)

CARTÕES BANCÁRIOS
Código Revolut: revolut.com/referral/ricardxyb
Código N26: ricardod9122
Código TransferWise: transferwise.com/invite/u/ricardod761
Código Curve: NQAMJ6ZD ou curve.app/join#NQAMJ6ZD</a (vale 5 libras)

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].