Trotinetas eléctricas da Hive já podem ser encontradas e alugadas na app Free Now

Hive na Free Now
Hive na Free Now

Era um dos objectivos do grupo Now, que já tinha sido anunciado no princípio de Junho. A inclusão das trotinetas da Hive na app da Free Now é uma realidade.

Foi ainda no primeiro semestre de 2019 que a myTaxi entrou para o grupo Now e teve um rebranding para ficar com a identidade do grupo, passando a chamar-se Free Now. Na altura, Pedro Pinto, director-geral da marca, confirmou que as trotinetas da Hive seriam incluídas na app, mas sem dar prazos.

Esta realidade acaba por se confirmar mesmo no final do ano – hoje, a Free Now anunciou esta nova funcionalidade na sua app, mas ainda tem algumas limitações, explicadas pela «implementação recente» da novidade que segundo a marca, vão ser «resolvidas nos próximos dias».

Problemas afectam experiência de aluguer de Hives na Free Now

Por exemplo, os créditos que temos numa conta Hive não estão disponíveis na app Free Now, o que faz com que tenhamos de adicionar ou associar um meio de pagamento, uma vez que a app nem reconhece o cartão que já temos ligado ao serviço de táxi.

Mas há outra falha: também ainda não temos a frota completa de trotinetas da Hive na Free Now – apenas vemos um ou outro veículo destes espalhados pela cidade (imagem em baixo). A justificação da empresa pende-se com o facto de a actualização da base de dados ainda não estar concluída, o que deve acontecer em breve.

App da Hive pode desaparecer no longo prazo

Assim, se quiser ter a experiência completa dos dois serviços numa mesma app, ainda vai ter de esperar mais alguns dias, pelo que é melhor manter as duas aplicações no smartphone, caso seja utilizador das mesmas.

Segundo a Free Now, o objectivo a longo prazo é que a «Hive passe a estar totalmente integrada» da app de táxi, mas, para já, as duas vão continuar a conviver em simultâneo.

Para experimentar o aluguer de trotinetas Hive na Free Now, basta tocar no ícone da trotineta que agora aparece na base do ecrã da app (caso não o veja, confirme se tem a versão mais recente e veja se tem alguma actualização pendente na App Store ou na Google Play).

Free Now promete «mais opções de transporte» para 2020

Depois, as trotinetas vão aparecer no mapa indicadas por um sinal azul escuro e só tem de tocar num deles para ver o ecrã de informação de desbloqueio do veículo. Não se esqueça: como já referimos, tem de associar um método de pagamento e não vai poder, para já, usar os créditos que possa ter na app da Hive.

As trotinetas não devem ser o última opção de mobilidade alternativa na Free Now: a marca promete «integrar ainda mais opções de transporte», pelo que a inclusão das bicicletas eléctricas da Hive ou mesmo dos automóveis BMW e Mini da Share Now pode ser uma realidade em 2020.


Para ter descontos nas plataformas de mobilidade alternativa, como os automóveis Emov, ShareNow ou os TVDE da Kapten e da FreeNow, aqui ficam duas dezenas de códigos de minutos e viagens grátis.

TROTINETAS
Hive: 5HcQ0LrB, hakbYqBn, cKjwHzUV e p73znz4S (32 minutos grátis em novos registos; também serve para as bicicletas)
Lime: R3PQOBC, RPXN6Z7 (um desbloqueio grátis)
Bird: QMGZC9

AUTOMÓVEIS
ShareNow/DriveNow: registo pelos links NSUVOEMV4QYD ou NGU4L8P3B2ZM dão bónus de 20 minutos com um preço especial

TVDE
Kapten: RICDUR3, MAFFRE1 (três euros de desconto nas primeiras três viagens)
Uber: ricardor194, w58u8ce7ue, pedrot540ue (desconto variável)
Bolt/Taxify: 8YJ41, DMA5N (uma viagem grátis)
MyTaxi: mafalda.fre, ricardo.dur (cinco euros de oferta na primeira viagem)

MOTAS ELÉCTRICAS
eCooltra: dhrtj, rqvtz (oferta de dez euros para a primeira viagem)
Acciona: FUK68768 (trinta minutos grátis)

ENCOMENDA DE REFEIÇÕES
Uber Eats: eats-ricardor194
Glovo: S3NSVHG (cinco euros em taxas de entrega válidos por dez dias)

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].