TVDE Kapten FreeNow
TVDE Kapten FreeNow

Há novidades na mobilidade alternativa: a ‘Ride4Good’ entra na Kapten e o ‘A Caminho’ chega à FreeNow

Uma iniciativa solidária para permitir o arredondamento do preço de uma viagem e uma funcionalidade para ajudar os motoristas a aproveitarem melhor os percursos sem clientes – estão são as novidades de Kapten e FreeNow.

Já com a presença solidificada na área do TVDE e das apps de táxi, Kapten e FreeNow anunciaram duas novas iniciativas que permitem, por um lado, ajudar uma organização que ajuda jovens desfavorecidos em too o mundo e, por outro, dar um rendimento extra a motoristas, além de aumentar a oferta de automóveis para os clientes.

Este ano, quer a Kapten, quer a FreeNow passaram por momentos de mudança, com ambas as plataformas a terem um plano de rebranding que lhes deu um novo nome. A Kapten foi criada a partir da Chauffeur Privé e a FreeNow é a antiga MyTaxi. Ainda este ano, as duas anunciaram várias iniciativas, com a FreeNow a destacar-se com o anúncio da tarifa Lite e agora chegam mais duas novidades.

Arredondar na Kapten tem objectivo solidário

A Kapten anunciou este mês o arredondamento de viagem para os cinquenta cêntimos mais próximos (sempre para cima, como é óbivo) do preço final de uma viagem, uma opção que chega a Portugal no seguimento do projecto Ride4Good e que já estava em Inglaterra e França.

O cliente pode agora arredondar o valor final para um preço mais certo: por exemplo, se o preço for de 5,32 euros, ao tocar na opção Ride4Good que está na app, este passa para 5,50 euros, ou seja, uma doação de dezoito cêntimos.

Também é possível acertar a conta para um valor certo – de 5,67 para 6 euros (doação de trinta e três cêntimos). Porém, esta não é uma funcionalidade que possa ser feita viagem a viagem, uma vez que obriga à activação “geral” no menu das opções. A mudança para o arredondamento vai também modificar o logo da app, que passará a mostrar um pequeno coração no canto superior direito.

As receitas desta iniciativa solidária da Kapten Ride4Good vão ajudar a Fundação Epic, que, de acordo com a plataforma de TVDE, «promove a melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens desfavorecidos por todo o mundo».

‘A Caminho’ dá rendimento-extra aos motoristas FreeNow

Já a FreeNow encontrou uma forma de dar um rendimento-extra aos motoristas – nesta app, a novidade é a opção ‘A Caminho’. Aqui, o objectivo é permitir que estes aceitem «uma viagem ou um pedido extra enquanto fazem o percurso para casa ou realizam outro tipo de tarefas ao longo do dia».

Por exemplo, se um motorista estiver a terminar o seu turno e a ir para casa, pode activar esta função e ficar disponível na app para aceitar uma viagem que tenha como destino final um sítio que fique nesse percurso.

«No momento que os motoristas aceitam um determinado destino, a app vai disponibilizar de forma automática e imediata outros pedidos de clientes que se encontrem na mesma direcção», explica a FreeNow, que faz chegar esta opção a Portugal depois de a lançar noutros mercados.

Com a opção ‘A Caminho, um motorista pode, inclusive, aceitar um pedido-extra quando for buscar um cliente a um determinado sítio, se fizer sentido levar alguém nesse percurso – aqui impera o «bom-senso», lembra a FreeNow.



Para ter descontos nas plataformas de mobilidade alternativa, como os automóveis Emov, ShareNow ou os TVDE da Kapten e Bolt, aqui ficam duas dezenas de códigos de minutos e viagens grátis. Temos ainda códigos para ganhar dinheiro-extra nos cartões Curve, TransferWise, N26 e Revolut.

TROTINETAS
Hive: 5HcQ0LrB, hakbYqBn, cKjwHzUV e p73znz4S (32 minutos grátis em novos registos; também serve para as bicicletas)
Lime: R3PQOBC, RPXN6Z7 (um desbloqueio grátis)
Bird: QMGZC9

AUTOMÓVEIS
ShareNow/DriveNow: registo pelos links NSUVOEMV4QYD ou NGU4L8P3B2ZM dão bónus de 20 minutos com um preço especial

TVDE
Kapten: RICDUR3, MAFFRE1 (três euros de desconto nas primeiras três viagens)
Uber: ricardor194, w58u8ce7ue, pedrot540ue (desconto variável)
Bolt/Taxify: 8YJ41, DMA5N (uma viagem grátis)
MyTaxi: mafalda.fre, ricardo.dur (cinco euros de oferta na primeira viagem)

MOTAS ELÉCTRICAS
eCooltra: dhrtj, rqvtz (oferta de dez euros para a primeira viagem)
Acciona: FUK68768 (trinta minutos grátis)

ENCOMENDA DE REFEIÇÕES
Uber Eats: eats-ricardor194
Glovo: S3NSVHG (cinco euros em taxas de entrega válidos por dez dias)

CARTÕES BANCÁRIOS
Código Revolut: revolut.com/referral/ricardxyb
Código N26: ricardod9122
Código TransferWise: transferwise.com/invite/u/ricardod761
Código Curve: NQAMJ6ZD ou curve.app/join#NQAMJ6ZD (vale 5 libras)

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].