Uma Mesa Para Todos regressa este Natal e quer oferecer 300 refeições a quem mais precisa

Uma Mesa Para Todos ©Jakub Kapusnak
Uma Mesa Para Todos ©Jakub Kapusnak

São quase quinze, os restaurantes que vão ter Uma Mesa Para Todos, uma iniciativa solidária onde vão ser servidas refeições a pessoas necessitadas. É uma ideia da Refood e da agência criativa Nuts Branding.

Vila Real, Gaia, Lisboa, Cascais, Almada e Lagoa foram as cidades escolhidas pela Refood e pela Nuts Branding para por em marcha a segunda edição da iniciativa solidária Uma Mesa Para Todos. O objectivo é servir uma refeição a «quem mais precisa».

A ideia nasceu no Natal de 2018, pela mão da Nuts Branding, uma agência criativa que trabalha em «exclusivo no sector da alimentação e do turismo». Na altura, foi lançado um desafio aos restaurantes seus clientes: «Abrirem as salas dos seus restaurantes e pôr a mesa para quem mais precisa», lembra Patrícia Conde van Zeller, co-fundadora da Nuts.

Uma Mesa Para Todos: «Servir com dignidade e respeito»

Um ano depois, a iniciativa volta à “estrada”, mas desta vez conta com o apoio da Refood e passa a ser feita a nível nacional. Neste Natal, as duas empresas parceiras querem «triplicar o número de refeições oferecidas aos beneficiários da Refood» e chegar às «trezentas».

A Nuts decidiu voltar a repetir a experiência por causa do «feedback dos clientes» e do «entusiasmo dos proprietários dos restaurantes». Para a Refood, esta volta a ser uma forma de «dar dignidade às pessoas mais necessitadas e quem não têm acesso fácil a uma refeição mais completa».

«Uma Mesa para Todos representa uma oportunidade de poder proporcionar aos nossos beneficiários a experiência de entrar num bom restaurante, ter o poder de escolher a sua refeição e de ser servido com dignidade e respeito», diz Hunter Halder, um dos responsáveis pela Refood Portugal.

Quase quinze restaurantes parceiros em 2019

Entre os restaurantes aderentes em 2019 estão, por exemplo, o Atlântico (chef Miguel Laffan), o Palácio Chiado (chef Manuel Bóia) e o Panorâmico (chef Marlene Vieira), na zona de Lisboa. Mais a Norte temos o DeCastro Gaia (Miguel Castro e Silva) e o Chaxoila, a Estalagem Quinta do Paço e o Bons Tempos. No Algarve, em Lagoa, o parceiro é o Biergarten.

Segundo a Nuts, a lista de restaurantes pode aumentar durante Dezembro – a lista completa vai sendo actualizada no site da agência. Esta experiência não, como é óbvio, de acesso livre e a todos – é a Refood que «indica as pessoas que vão usufruir desta experiência, através dos seus vários núcleos locais», explica Hunter Halder.

No futuro, a Nuts gostava que Uma Mesa Para Todos se tornasse «uma tradição natalícia na restauração portuguesa», pelo que é de esperar que esta iniciativa volte para uma terceira edição, em 2020.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].