Há uma nova caixa de Soalheiro com seis vinhos que homenageiam a Santa Casa da Misericórdia de Melgaço. Os rótulos mostram obras de arte que fazem parte do espólio desta instituição.
Este Natal será possível comprar uma edição especial de vinhos Soalheiro. A produtora de Melgaço fez uma parceria com a Santa Casa local para lançar seis vinhos com rótulos que mostram obras de arte icónicas: ‘Soalheiro / 500 anos de Misericórdia’.
Como o nome indica, estes vinhos Soalheiro servem para comemorar cinco séculos da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço e têm uma causa solidária: 20% das vendas vão reverter para a «recuperação do património cultural e artístico existente no espólio da instituição, para preservar a identidade histórica das mesmas».
Obras com 500 e 400 anos nos rótulos do Soalheiro
Numa caixa criada especialmente para esta edição artística do Soalheiro vamos encontrar reproduções de quadros que fazem parte do espólio da Santa Casa – um dos destaques é a Bandeira Real da Misericórdia de Melgaço.
A tela original tem cerca de «quatro séculos» e foi «encontrada por altura da comemoração dos 500 anos», durante trabalhos de recuperação feitos na igreja da Misericórdia, que estava em «avançado estado de degradação».
Nesta ocasião foi ainda descoberta outras duas pinturas a óleo, com 400 anos, que estavam na mesma tela: na frente está uma representação da Descida da Cruz (à esquerda, na foto) e no reverso a figuração de Nossa Senhora da Misericórdia (à direita) – estas serão duas das obras a restaurar com a doação de parte das vendas desta edição especial de Soalheiro.
Além do vinho, caixa de Soalheiro traz mais prendas
Esta caixa de vinhos (70 euros) vem ainda com uma réplica de uma das obras representadas nos rótulos (uma pintura de António Bessa com a Igreja da Misericórdia e a Nossa Senhora), um pin da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço e um saca-rolhas premium Soalheiro.
A produtora diz ainda que quem comprar estas edições especiais vai ter oportunidade de assistir à «apresentação das peças restauradas e receber uma réplica das mesmas». Para já, esta caixa está à venda na loja Soalheiro (em Alvaredo, Melgaço) ou na Santa Casa da Misericórdia da mesma cidade.