Meco, Lisboa e Porto com novos restaurantes: há hambúrgueres, wok e petiscos para todos

O Verão costuma ser um mês de novas aberturas de restaurantes ou renovações de cartas. Desta vez trazemos-lhe três sugestões: Wok to Walk no Porto, Taberna 520 no Meco e Banca 8 em Lisboa.

Começamos esta viagem gastronómica pela Cidade Invicta para conhecer a primeira aventura do conhecido conceito Wok to Walk no formato de restaurante de rua. Este foi, aliás, um caminho que o Go Natural fez precisamente há um ano, quando abriu a sua primeira loja fora de um shopping, em Lisboa.

O novo Wok to Walk é o 38.º restaurante deste franchise e fica na Rua Mouzinho da Silveira, no Porto e conta com uma cozinha aberta ao público, onde os clientes podem ver os chefs a prepararem os pratos. O espaço tem uma decoração dominada pelas madeiras e pelo metal, com apontamentos inspirados nas bancas de street food asiática.

No menu, continuamos a ser nós a mandar: escolhemos uma base (noodles, cereais e mistura de vegetais), uma proteína e legumes, um molho (teriyaki, agridoce, alho e pimenta preta, de ostras, picante, caril e coco, caril verde, soja e especiarias ou soja light) e, finalmente, um topping.

Os preços começam nos 6,95 euros e as misturas são todas servidas na habitual caixa de take-away em laranja do Wok to Walk, ao contrário daquilo que acontece nos centros comerciais, onde há pratos.

Já com o Meco marcado no mapa, é altura de fazermos uma paragem em Lisboa e conhecer a nova hamburgueria do Mercado de Campo de Ourique, a Banca 8. Aqui, o conceito é curiosos: todos os pratos são inspirados, precisamente, numa banca deste mercado de Lisboa.

Com um menu da responsabilidade da chef norte americana Melanie Kidds Immig, há hambúrgueres de carne e peixe, mas também vegetarianos, servidos em pão brioche ou bolo do caco, com arroz, salada e batatas fritas.

Entre as sugestões estão o Simplesmente D. Mena (bolo do caco com hambúrguer de vaca e queijo cheddar), o Bella Gina (cogumelo portobello, cebola crocante, guacamole, rúcula e molho miso em pão brioche) e o São Bacalhau (bacalhau panado em bolo do caco, com couve roxa e molho miso).

Já com o estômago confortável com este almoço, está na hora de ir até à praia: o nosso destino é o Meco, onde há um novo restaurante de petiscos que está apenas aberto ao fim-de-semana (incluindo Sexta-Feira) e apenas a partir das seis da tarde: a Taberna 520.

O espaço foi aberto por um casal Marta Guedes e Tiago Ramos, uma chef e um pescador que se apaixonaram e decidiram abrir um restaurante nesta aldeia de Sesimbra: o resultado é uma carta cheia de petiscos que calham mesmo bem depois de um dia de praia ou até altas horas – a Taberna 520 está aberta até às duas da manhã.

Com um copo de vinho na mão, ou um cocktial, podemo-nos entreter com ostras frescas (cada unidade a 2,49 euros), pérolas de queijo de cabra com tangerina e azeite de trufa, ceviche de bacalhau ou uns espargos verdes com manteiga de ervas.

Nos pratos principais saltam à vista os risotto de trufa preta ou de mexilhão com cebolinho, as lascas de kebab com molho de mostarda à antiga em couve chinesa e o tártaro de carne. Mas, como a carta está sempre a mudar, é natural que encontre outros pratos.

Marta Guedes e Tiago Ramos aconselham a ligar primeiro para reservar mesa ou confirmar a disponibilidade de lugares – pode fazê-lo pelo número 212 235 122. E como o Super Bock Super Rock este ano é no Meco, esta também pode ser uma boa oportunidade de experimentar os petiscos da Taberna 520.

Wok To Walk Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato Taberna 520 Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].