Hambúrgueres vegan de feijão e beterraba estreiam-se na nova carta do Estaminé 1955

Estaminé 1955 Novos Hambúrgueres
Estaminé 1955 Novos Hambúrgueres

Quase a completar 65 anos, o espaço da actual hamburgueria Estaminé 1955 tem uma nova carta que serve de homenagem ao proprietário original da loja: o Sr. Brito.

Quando há verdadeiras histórias por trás das mudanças nas cartas dos restaurantes, as novidades tornam-se mais interessantes… e apetitosas, para os clientes.

É o que acontece na nova carta do restaurante de Cacilhas (Almada) Estaminé 1955: os proprietários actuais decidiram renovar o menu com novos hambúrgueres, como forma de lembrar quem abriu a loja (uma leitaria) há quase 65 anos.

«Decidimos homenagear o Sr. Brito criando uma nova carta e novos hambúrgueres tipicamente portugueses, explorando a riqueza e a qualidade dos produtos nacionais, à criatividade presente na cozinha de algumas regiões portuguesas», explicam Miguel Marques e Linda Ribeiro.

Em ano de quinto aniversário, e quase à porta das ‘bodas de platina’, o Estaminé 1955 tem sete hambúrgueres novos e dois deles são vegan.

Aqui, as novidades são o Casal das Olas (150 gr de feijão encarnado, cebola caramelizada, tomate e marinada de aipo em bolo do caco) e o Quintal da Brandôa (150 gr de beterraba, grelos, abóbora, cogumelos, cebola e sementes de sésamo em pão de hambúrguer de abóbora com sementes de abóbora).

Na carta há também dois hambúrgueres de peixe: o Ah Diacho (130 gr de atum, escabeche de cebola roxa e cenoura, maionese de endro e vinagre balsâmico em bolo do caco) e o Sete Saias (130 gr de camarão, acompanhado de patê à guilho, espinafres e manga, e servido em pão de hambúrguer de camarinha).

Os restantes três são todos de carne, com 150 gramas: o Magano é de porco preto (com compota de laranja, alho francês e queijo de Niza em bolo do caco de alfarroba), o Bem Amanhado é de novilho dos Açores D.O.P. (com couve coração de boi salteada, pimento vermelho, ananás dos Açores, malagueta e queijo da ilha São Jorge D.O.P. em bolo lêvedo) e o Estrela é de novilho (com queijo da Serra da Estrela, espargos, salpicão da Guarda e cebola confitada em bolo do caco).

A hamburgueria tradicional Estaminé 1955 fica em Cacilhas, na Rua Cândido dos Reis, 130 A. Para reservas ou mais informações pode usar o número de telefone 212 970 370.

Estaminé 1955 Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].