DS Automobiles: a antiga marca premium da Citroen tem dois novos eléctricos em Portugal

DS 3 Crossback E-Tense
DS 3 Crossback E-Tense

Começou por ser uma linha premium da Citroen, em 2009, mas hoje é uma marca própria. A DS Automobiles tem dois novos modelos eléctricos em Portugal: os Crossback E-Tense SUV e 4×4.

O mercado aos automóveis eléctricos não pára de crescer em Portugal. De acordo com dados partilhados pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (APVE), já se venderam mais unidades nos primeiros seis meses de 2019 que em todo o ano passado: cerca de 3900 viaturas.

Estas são dados que batem certo com os números do mais recente estudo do Observatório Cetelem feito neste sector: 45% dos inquiridos nacionais diz que quer comprar um automóvel eléctrico nos próximos cinco anos.

No estudo do Cetelem (pode fazer aqui o download do PDF) é possível ainda perceber que, no conjunto dos dezasseis países que participaram no inquérito, a intenção de comprar um veículo híbrido para o mesmo espaço temporal é de 57%. Em Portugal, esta percentagem é de 52%.

Um dos novos automóveis apresentados pela DS Automobiles (marca do Grupo PSA e antiga marca premium da Citroen) tem precisamente esta tecnologia, a híbrida plug-in. O DS 7 Crossback 4×4 passa a ser o modelo topo de gama desta marca e oferece uma autonomia de 58 quilómetros quando usada apenas a bateria de 13,2 kW/h (que pode ser carregada em 1:45 horas), que como é normal neste tipo de automóveis, recupera a energia na desaceleração e travagem.

Para ajudar o bloco híbrido, o DS 7 Crossback 4×4 tem um motor a gasolina de 200 cavalos, o que eleva a potência total para os 300 cavalos. Se usarmos as duas tecnologias em simultâneo, ou seja, o modo de condução Hybrid, os consumos ficam nos 1,4l/100, garante a DS Automobiles.

O DS 7 Crossback 4×4 traz ainda uma funcionalidade chamada E-Save que «permite ao condutor recarregar a bateria em qualquer altura graças ao motor de combustão interna». O preço base desta versão é de 53 800 euros.

Já o segundo modelo da DS Automobiles é completamente eléctrico e não tem motor de combustão. O DS 3 Crossback é um SUV compacto «premium», sublinha a marca, com 136 cavalos e 320 km de autonomia. O preço começa nos 41 mil euros.

Este automóvel tem três modos de condução (Eco, Normal e Sport) complementados por «duas opções de recuperação de energia, herdadas da Fórmula E, que podem ser controladas pelo condutor»: Normal (para simular o comportamento de um motor de combustão interna) e Brake (desacelera o veículo numa relação de 1,3 m/s2).

O carregamento rápido do DS 3 Crossback dá 9 km de autonomia por minuto e, segundo a marca, pode fazer uma carga de 80% em «trinta minutos». Tal como para o DS 7, a Citroen tem uma sistema de carregamento para usar em casa chamado WallBox – a sua versão trifásica permite uma carga completa em cinco horas e a monofásica, mais lenta, leva oito horas a fazer o mesmo.

Quer o DS 7, quer o DS 3 já podem ser encomendados nos concessionários Citroen e configurados no site da DS Automobiles. Pode descarregar aqui os PDF com a apresentação de ambos os modelos, com todas as versões de equipamento, características técnicas e preços.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].