Prio Go: já é possível pagar gasolina e gasóleo com o smartphone sem sair do carro

Prio Go Bomba Lisboa
Prio Go Bomba Lisboa

A app Prio Go será a primeira, a nível nacional, a tornar possível fazer todo o processo de pagamento de combustível no smartphone. Até a factura é enviada por email.

Já estava disponível há algumas semanas, mas só agora é que a Prio tornou oficial o lançamento da sua nova app Go (iOS e Android). A empresa nacional de energia apresentou hoje a plataforma que vau permitir pagar um abastecimento sem usar cartão no POS da bomba ou ir à caixa, nas lojas dos postos.

A Prio Go obriga a um registo com email e password (introduzir o NIF e a matrícula do automóvel é opcional) e, depois, para fazer o pagamento pela app, é preciso escolher MB Way ou um Cartão de Crédito. No caso do MB Way, o processo de compra tem um passo-extra: temos de validar o pagamento na app da SIBS antes de completar a compra na app Prio Go.

Para Pedro Morais Leitão, CEO da gasolineira, esta app é uma «grande aposta de transparência» num sector em que os preços são «muitos confusos para os consumidores»; para explicar esta ideia, o CEO deu uma bicada a um concorrente.

«Vemos uma diferença brutal de preços para a Galp [quase dez cêntimos por litro, a favor da Prio] porque a parceria com o Continente obriga a que a gasolina seja mais cara, para que estes clientes tenham o desconto do cartão», explicou Pedro Morais Leitão.

O mesmo responsável confirmou um investimento total de «800 a 900 mil euros» no desenvolvimento desta app, incluindo o o marketing associado e a remodelação dos POS das bombas, para serem compatíveis com o sistema de comunicação da app.

Já Miguel Moreira, head of digital da Prio, lembrou que esta inovação da gasolineira surge num momento em que os «pagamentos mobile são uma tendência»; este responsável também provocou os concorrentes: «Outros nomes mais fortes do sector tentam e não conseguem chegar onde estamos agora. É um orgulho sermos a primeira app em Portugal a permitir o pagamento com o smartphone».

O desenvolvimento desta app contou com a ajuda das empresas nacionais EasyPay, Bliss Applications e Gasodata e, além de permitir o pagamento, também tem outras funcionalidades.

Na Prio Go podemos ver, num mapa, os postos de abastecimento mais perto da nossa localização, assim como as direcções para lá chegar: para isso, a app envia o utilizador para o Google Maps, o Waze ou o Apple Maps.

Depois, também é possível ver um gráfico com os consumos de gasolina e os gastos feitos em abastecimentos, assim como ver todas as facturas. Estas são, ainda, enviadas por email, logo que o abastecimento esteja concluído.

O processo, em si, obriga a que estejamos num posto compatível com esta forma de pagamento (vai aparecer a verde, no mapa); depois, basta escolher o número da bomba, a quantidade de combustível e, quando estivermos prontos para abastecer, tocar no botão da app que valida o processo.

Para já, a Prio Go pode ser usada em cerca de vinte postos em Portugal, mas até ao final do ano o objectivo é chegar a mais de quarenta bombas, em todo o País.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].