Google Maps Pratos Populares
Google Maps Pratos Populares

Google Maps transforma-se numa app para foodies e passa a mostrar pratos mais populares dos restaurantes

Inteligência artificial e machine learning são os dois novos ingredientes que passam a fazer parte da receita do Google Maps para dar mais informações sobre restaurantes.

Não é muito comum recorrer ao Google Maps para ver avaliações e comentários sobre restaurantes, uma vez que aplicações como a Zomato ou a The Fork estão mais dedicadas a este objectivo.

Contudo, muitas vezes usamos o Maps para ver como chegar aos restaurantes, seja de automóvel ou a pé – é aqui que, depois, fará sentido continuar a usar a app para saber mais sobre o sítio onde vamos comer.

Agora, para prender os utilizadores a esta app (e também ao site), a Google vai passar a mostrar «comentários, informações e imagens dos pratos mais populares dos restaurantes», para nos ajudar a escolher.

Segundo a Google, esta nova funcionalidade que mostra os pratos mais populares tem como base «um algoritmo de machine learning que cruza o nome do prato, indicado pelos utilizadores do Google Maps, com as fotos e classificações mais relevantes».

Mas há mais: se estivermos num país onde não percebemos a língua que vemos nos comentários, o Google Maps vai conseguir traduzir o texto para português.

Se quiser ajudar o Google e outros utilizadores a escolher os melhores pratos em cada restaurante, basta fazer o upload de uma fotografia da sua sugestão e, depois, identificá-la com o nome.

Para já, este novo recurso do Google Maps fica apenas disponível para a app Android; a de iOS será actualizada com a funcionalidade ‘pratos mais populares’ «dentro de alguns meses».

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].