Pingo Doce lança embalagem de detergente para loiça Ultra Pro feita com plástico recolhido do mar

Ultra Pro Pingo Doce
Ultra Pro Pingo Doce

O plástico encontrado nos oceanos tem sido um dos temas mais abordados nos últimos tempos, no que ao ambiente diz respeito. Esta embalagem de detergente vem dar um novo destino a estes resíduos.

Os números são da Plastic Oceans, uma organização internacional que tem como objectivo alertar para este problema de poluição: todos os anos são deitados ao mar mais de oito milhões de toneladas de plástico.

Mas há dados mais assustadores: a organização diz que 50% das embalagens ou sacos de plástico são usados apenas uma vez e deitados fora logo a seguir e que 90% das aves marinhas tem plástico no estômago.

A reciclagem de plástico é uma das armas que pode ser usada para combater este problema, além da medida mais radical: acabar com o plástico descartável ou mesmo com qualquer tipo de plástico, substituindo-o por recipientes equivalentes em papel, por exemplo.

Usar plástico encontrado no mar para fazer novos produtos não é uma abordagem nova e a Adidas já mostrou, inclusive, que consegue fazer ténis que aproveitam estes resíduos para tecer um fio que, depois, é usado na produção de calçado.

Agora é a Jerónimo Martins que, com os seus supermercados Pingo Doce e no âmbito do Programa Eco Design, nos mostram mais um exemplo de que é possível dar um destino ao plástico que flutua nos oceanos.

Em colaboração com a Waste Free Oceans (que recolheu os plásticos), o Pingo Doce criou uma embalagem onde 11% da sua composição é feita com resíduos marinhos.

A percentagem pode parecer muito pouco (e é) mas é preciso perceber que as técnicas de recolha de plástico do mar para produção industrial ainda são bastante caras. Mas não deixa de ser um começo.

O restante plástico também não é produzido de propósito para esta embalagem do Detergente Concentrado Oceano Ultra Pro: ao contrário disso, o Pingo Doce diz que os 89% restantes são feitos a partir de «plástico reciclado pós-consumo».

Este ano, o Pingo Doce já tinha anunciado um outro produto, que também faz parte do programa Eco Design: os cotonetes 100% biodegradáveis com bastão de papel que poupam o uso de «25 toneladas de plástico».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].