Desde que reabriu, o Palácio Chiado tem todos os restaurantes a seguir a temática artísticas, com menus renovados mês a mês. Junho é dedicado ao movimento Pop Art. E não só…
Em Portugal, Junho é o mês dos Santos Populares e dos arraiais. Mas, no Palácio Chiado é também altura para homenagear a Pop Art, uma corrente artística que se popularizou nos anos sessenta, mas que nasceu na década antes.
O termos ‘pop art’ foi usado pela primeira vez pelo crítico inglês Lawrence Alloway num artigo em que analisava a «arte popular que estava a ser criada na publicidade, no desenho industrial, nos cartazes e nas revistas ilustradas». Entre os artistas de destaque desta corrente estão Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Keith Haring.
É este movimento artístico, que conseguiu transformar o banal em requintado, que serve de inspiração ao menu de Junho para os restaurantes do Palácio Chiado.
As criações são, como é habitual, do chef Manuel Bóia, que caracteriza assim as novas sugestões: «O contraste de cores vibrantes e formas assimétricas, misturado com sentido de humor e sentido crítico resulta em combinações improváveis».
Juntamente com o conceito inspirado na Pop Art, Manuel Bóia usou ainda alguns dos «ingredientes mais populares da gastronomia portuguesa, como a sardinha e o pimento», para homenagear os Santos Populares e os arraiais. Estes são os novos pratos dos restaurantes que estão no Palácio Chiado:
Seed (Healthy & Veggie): Filete de sardinha alimada com picadinho algarvio, sardinha braseada, esponja de choco e pimento padron;
Farrobodó (Tapas & Starters): Mousse de foie-gras em tartelette, gelatina de vinho tinto e especiarias, lâminas e puré de pêra;
Azimuth (Fish & Seafood): Tataki de salmão com torteloni de ricotta, pickles de couve roxa e molho de vinho branco seco;
Cutelo (House of Meat): Perna de borrego assado com guisado de legumes, puré de batata trufado e espargos assados;
Confeitaria do Palácio: Cheesecake invertido de framboesa, com gelado de pistachio e framboesas frescas; café e brigadeiro de pastel de nata.