Estrella Damm traz o chef Ferran Adrià a Portugal para uma tarde de histórias e conversa na LX Factory

Ferran Adria Estrella Damm
Ferran Adria Estrella Damm

O conhecido chef do restaurante elBulli, que fechou em 2011, vai estar pela primeira vez em Portugal, num congresso de gastronomia. O organizador é a cerveja Estrella Damm.

Ferran Adrià vai estar em Portugal no dia 17 de Junho para ser um dos oradores da terceira edição do Estrella Damm Gastronomy Congress. O chef, conhecido como o pioneiro da cozinha molecular, vai partilhar histórias e participar numa conversa com outros chefs.

É a partir das 15 horas que Ferran Adrià vai estar no palco deste congresso de gastronomia, cujo tema é ‘Legado para o Futuro’. Duas horas depois há uma mesa redonda onde participam os chefs Vasco Coelho Santos, Miguel Rocha Vieira e Henrique Sá Pessoa.

No final, há um cocktail de cerveja Estrella Damm (com a receita original) aberto a todos os que participaram neste congresso, uma altura que pode também servir para abordar Adriá e trocar impressões com um dos melhores chefs do mundo.

Actualmente, Ferran Adrià dedica-se a «partilhar a sua experiência para melhorar a inovação e a eficiência das PME através da elBullifoundation», lembra a organização. O restaurante, que manteve com o sócio Juli Soler em Roses (Catalunha, Espanha), abriu em 1962, mas o chef só se juntou ao staff em 1984 e começou a dirigir a cozinha três anos mais tarde.

Nesta altura, o elBulli ja tinha uma Estrela Michelin: ganhou-a em 1976. contudo, foi com Adriá que o restaurante ganhou nome e “explodiu” para a gastronomia mundial. Em 1990 ganhou a segunda Estrela e a terceira seria conquistada em 1997, títulos que o restaurante manteve até fechar, em 2011.

Apesar de esta ser a primeira vez que Ferran Adrià marca presença em Portugal num acontecimento deste tipo, o seu irmão Albert Adriá (que gere o restaurante Tickets, em Barcelona) esteve em Lisboa em 2016, para participar na segunda edição do Estrella Damm Gastronomy Congress.

Ferran Adrià é principal cara, em Espanha, da Estrella Damm. O chef já participou em vários anúncios da cerveja, entre os quais os dedicados à versão gourmet desta marca, a Inedit, que foi criada por si.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].