Estrella Damm junta-se a restaurantes nacionais para criar pratos harmonizados com cerveja

Estrella Damm
Estrella Damm

Ao todo, são 32 os restaurantes em que vamos poder pedir um prato especialmente feito para ser degustado com uma de quatro cervejas Estrella Damm: Inedit, Malquerida, Voll e Bock.

Chama-se ‘A Nossa Sugestão’ é a mais recente aposta da Estrella Damm em Portugal. A ideia passou por assinar parcerias com restaurantes nacionais, que criaram pratos para serem acompanhados de uma cerveja desta marca catalã.

O conceito vai estar presente em 32 restaurantes de Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Setúbal e Faro e vai decorrer até Novembro e baseia-se em quatro tipos de partos, acompanhados das respectivas cervejas. Cada cerveja vai ter o seu mês, sendo que Julho e Agosto contam apenas como um.

Aqui, a “estrela” vai ser a Inedit (sabor frutado e floral), com harmonizações como Ceviche de Robalo e Camarão ou Bacalhau à Portuguesa.

Em Setembro, a cerveja em destaque é a Malquerida, uma ‘Roja Fresca’ feita com milho, flor da jamaica, lúpulo, trigo e laranja. Aqui, os pratos querem-se picantes, condimentados e ácidos: «Bao de Caranguejo ou uma Cataplana temperada com a própria Malquerida», diz a marca.

Outubro é o mês de Voll Damm, a cerveja de duplo malte, com um aroma «intenso e complexo», ideal para acompanhar pratos de carne, queijos e enchidos. Assadura à Monchique ou Bochechas de Porco Estufadas com Vinho do Porto são algumas das sugestões.

A última cerveja será a Bock Damm, em Novembro, de estilo Munique e que se define pelo «sabor intenso torrado com um ligeiro toque a doce no final». Nos restaurantes aderentes, vai ser possível acompanhar com Cozido à Portuguesa ou Borrego Estufado.

Esta é a lista de restaurantes parceiros da Estrella Damm para o conceito ‘A Nossa Sugestão’, o primeiro do género em Portugal criado pela marca catalã.

Porto: Semea by Euskalduna Studio; Mito; À Parte; Casa do Carmo; Magina’s; Bar da Praia.
Aveiro: Bom de Sal; Bacalhau & Afins; Armazem da Alfandega.
Coimbra: Sete; Refeitro.
Lisboa: Contrabando; Tapa Bucho Gastro Bar; Limoncello; Oficio; Bossa; Velha Gaiteira; Os Bons Malandros; Espai; O Farol da Torre; Dom Carlos; Entrevinhos.
Set̼bal: Estamin̩ 1955; Destapas; Pita Gr; Carni̤aria Portugueza; Burguesa РBurger & Gin.
Faro: 7 Imeio; Tasca Jota; Horta; O Lusitano; Vila Adentro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].