Chef português mais jovem a ganhar estrela Michelin abre restaurante em Lisboa

Quorum
Quorum

Chama-se Quorum e é um restaurante onde o cliente avalia o que acabou de comer numa app para tablet. A ideia é de Rui Silvestre, o chef português que ganhou uma estrela Michelin aos 29 anos.

Foi em 2015 que, então no restaurante Bon Bon (Carvoeiro, Algarve), Rui Silvestre se tornava o mais novo chef nacional a conquistar o mais alto galardão deste meio. A estrela Michelin chegou há dois anos e manteve-se até hoje.

Em 2017, Rui Silvestre recebia outro prémio, desta vez o Chef de L’Avenir pela Academia Internacional de Gastronomia, que reconhece a projecção e o talento de jovens chefs promissores a nível internacional.

No seguimento destas conquistas, o início de 2018 foi considerada a altura ideal para que o chef abrisse um restaurante em Lisboa. O Quorum fica na Rua do Alecrim e ocupa o espaço que, durante o verão, esteve “concessionado” ao restaurante pop-up da Adega Mayor, o Sem Título.

E, aqui, há um conceito que Rui Silvestre considera «inovador». A ideia mete um “pitada” de tecnologia: no final da refeição, o cliente recebe um tablet com uma app onde pode avaliar «vários parâmetros» do que acabou de comer: palato, confecção, empratamento, harmonização, inovação e geral, são os critérios escolhidos.

Segundo Rui Silvestre, o Quorum define-se como um espaço «contemporâneo e sofisticado, mas simultaneamente acolhedor, com referência a uma lógica mediterrânica mais saudável e natural». A decoração recorre a elementos de madeira e a «planos verticais ajardinados».

Restaurante Quorum

O Quorum tem dois pisos: no superior vamos encontrar a área de bar e finger food, enquanto no inferior está o restaurante, propriamente dito.

A principal aposta em termos de oferta da carta são os dois menus de degustação. Um tem quatro momentos (46 euros) e outro tem seis (58 euros), ambos a poder incluir harmonização de vinhos, de cerveja ou de cocktails.

Contudo, o chef lembra que também há pratos que podem ser pedidos de forma individual, alterados de acordo com a estação. Neste modelo, a carta do Quorum é composta por cinco entradas, quatro pratos principais e três sobremesas.

O Quorum está aberto apenas ao jantar, das 19 às 00:00 e encerra ao Domingo. Para reservas, pode usar o número de telefone 216 040 375.

Quorum Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].