Do Brasil a Bali: a nova carta do Trópico do Cais é uma viagem pelas latitudes mais quentes do globo

Trópico do Cais - Verão 2019
Trópico do Cais - Verão 2019

O sonho de muitas pessoas é passar férias nos trópicos, zonas do planeta normalmente associadas a sol, praia e temperaturas quentes. No Cais do Sodré, essa viagem é gastronómica.

Se Lisboa fosse um planeta, o Cais do Sodré ficaria quase de certeza nos trópicos. Esta zona é, sem dúvida, uma das mais quentes da cidade, onde se juntam restaurantes de várias regiões do mundo, da comida asiática de rua do Soi aos ceviches peruanos do Segundo Muelle.

Depois, há bares, cervejarias, discotecas, hotéis, as tascas de sempre, sports bar, quiosques e os incontornáveis Titanic Sur Mer e Pensão Amor. Em poucos metros quadrados temos uma grande oferta gastronómica onde também está o Trópico do Cais, um restaurante que junta cozinhas de várias partes do mundo e que agora se apresenta com um novo chef e uma carta renovada.

A grande novidade está mesmo na cozinha. O chef agora Pedro Hazak que até nem vem de muito longe, bastou passar a linha do comboio para o outro lado, uma vez que estava no Boteco da Dri. No currículo, Hazak tem ainda o Bairro do Avillez, O Asiático, o Mami Organic Food e o Zazah.

O chef é o responsável por uma carta fiel ao ADN que o nome do restaurante reflecte: «É inspirada numa cultura exótica e colorida, que mistura influências das gastronomias sul-americana e asiática, do Brasil a Bali, na Indonésia».

Trópico do Cais - Tártaro do Novilho

Entre as novidades estão o Tártaro de Novilho (foto em cima), o Ceviche Misto (peixe branco, camarão, leite de tigre com leite de côco), Filé com Queijo (sanduíche com pão francês, lombo de vaca e pasta de queijo), Nasi Goreng (arroz frito, legumes asiáticos, frango e ovo) e Brownie de Paçoca com bola de gelado de amendoim são algumas.

«O meu desafio é manter a qualidade que caracteriza o Trópico do Cais e introduzir novos pratos ao longo do tempo que reflitam o conceito e a génese do restaurante», explica Hazak, que opta por manter na carta do Trópico alguns dos clássicos que deram nome ao restaurante.

O Tataki de Atum com Puré de Abacate, as Gyozas, o Tártaro de Salmão e o Yakisoba de Camarão continuam a ser “titulares” de uma carta onde ainda podemos encontrar poke bowls, açaís e sumos naturais.

Este restaurante fica na Rua da Moeda; para reservas pode usar o número 214 038 820. O Trópico do Cais está aberto todos os dias das 12 às 2:30, com excepção doa Domingo, em que abre apenas das 18 à meia-noite.

Trópico do Cais Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].