Desde que reabriu, em Outubro de 2018, o conceito do Palácio Chiado é o de ligar a gastronomia à arte. Depois de, no princípio de Abril, ter apresentado um prato com leitão e polvo, agora é altura de novas… expressões.
A ligação da gastronomia à arte é um dos caminhos seguidos por vários chefs, que tentam, ora recriar correntes culturais à mesa, ora fazer dos seus pratos verdadeiras obras de arte.
No Palácio Chiado, esta tem sido a tónica dos últimos meses, desde que o espaço reabriu ao público depois do Verão do ano passado. Com seis novos restaurantes e bares, passámos a ter menus inspirados em arte.
Depois do chef Manuel Bóia se ter inspirado na exposição da designer gráfica Filipa Jacinto e de ter criado o prato Pa.la.vra, que junta polvo e leitão, foi revelado um novo menu com ligação artística, o Expressionista.
Esta menu de degustação é o resultado de uma viagem de Manuel Bóia pela «arte e pela gastronomia» que nos levam à «arte do instinto, do irracional, expressando de forma plástica combinações de sabores intensos e improváveis».
O Expressionismo foi feito com base em quatro dos seis conceitos gastronómicos do Palácio Chiado: do Farrobodó (Tapas & Starters) será servido Camarão Salteado com Malagueta, Guacamole e Molho Sriracha (foto em baixo); já do Rosmarino (Cucina Italiana) é possível provar a Burrata com Tomate Confitado, Pinhã e Pistachios.
Outro dos restaurantes faz parte do menu de degustação Expressionismo é o Azimuth (Fish & Seafood), com o seu Polvo no Carvão com Alho, Puré de Batata Doce e Broccolini. O Cutelo (House of Meat) dá o Entrecôte Maturado Grelhado no Carvão com Legumes Braseados e Abacaxi Grelhado.
Finalmente, a sobremesa vem da Confeitaria do Palácio: Tiramisu com Sorbet de Morango e Crumble de Cacau, a que se junta café e brigadeiro de vinho do Porto.
Segundo Manuel Bóia, esta inspiração artística do menu «subjectiva e emocional» transporta para a arte de «Van Gogh, Gauguin e Edvard Munch». O menu de degustação Expressionismo está disponível no Palácio Chiado até ao final do mês de Maio e tem um preço de 50 euros por pessoa.