Já podemos comprar a Vespa eléctrica em Portugal: e até é possível ligá-la ao smartphone

Piaggio Vespa Elletrica
Piaggio Vespa Elletrica

Depois de chegar ao mercado italiano em Outubro, a Vespa Elletrica chega a Portugal. Os concessionários Piaggio já têm esta scooter à venda por menos de dez mil euros.

Motas e scooter eléctricas há muitas (e até se podem alugar em Lisboa, com a eCooltra), mas nenhuma apelará tanto aos fãs da Piaggio como esta nova Vespa eléctrica, que agora chega a Portugal.

Com o design característico das tradicionais Vespas, a diferença está, claro no motor e na tecnologia usadas por esta scooter mais amiga do ambiente. Este modelo tem uma potência máxima de 4 kW e uma bateria de lítio com um sistema de recuperação de energia. Segundo a Piaggio, a autonomia é de 100 km.

Esta Vespa eléctrica (anunciada pela marca em 2017) tem ainda o sistema Ride by Wire que permite usar a scooter com dois modos de condução: o Eco (velocidade limitada a 30 km/h para economizar energia e prolongar a vida útil da bateria) e o Power ou (onde temos disponível toda a potência do motor, mas que gastará mais bateria). O condutor pode ainda usar o modo Reverse (marcha-atrás).

Para carregar totalmente esta bateria, e ter a Vespa Elletrica pronta a usar com o “depósito” cheio, são precisas quatro horas: o cabo, incluído com a mota, pode ser usado em cada, numa tomada tradicional ou num posto de carregamento público, por exemplo da rede Mobi.e, onde costumamos ver os automóveis eléctricos parados.

A Piaggio diz que esta bateria de lítio pode aguentar mil ciclos de carga completos, o que põe a sua autonomia total entre os cinquenta e os setenta mil quilómetros – a marca estima que isto corresponda a «dez anos de utilização em ambiente urbano». Depois, a Piaggio garante apenas que a bateria funcione a «80%» da sua capacidade original.

Uma das novidades tecnológicas que a Vespa Elletrica oferece é a possibilidade de ligarmos a mota ao smartphone através de Bluetooth, para que possamos ver notificações de mensagens e chamadas no ecrã que está no guiador.

Este ecrã tem 4,3 polegadas e é aqui que também vamos poder ver a velocidade a que vamos, o modo de condução escolhido, a autonomia em quilómetros, o nível de carga da bateria (em percentagem), a qualidade de condução ecológica e o nível de energia utilizado ou recuperado durante a viagem.

Se tivermos auscultadores ou um capacete compatível, os comandos que estão no guiador da Vespa Ellectrica permitem ainda atender chamadas ou controlar a reprodução de música, caso tenhamos o smartphone emparelhado por Bluetooth.

Vespa Elletrica

O preço desta Vespa Elletrica, semelhante a uma scooter de 50 cc, é de 6790 euros. Em Abril, a Piaggio vai ainda colocar à venda um modelo mais potente, equivalente a uma mota de 125 cc, por mais duzentos euros: 6990.

A estes valores, a marca lembra que acrescem as «despesas de documentação devidas ao Estado», por isso conte gastar mais umas dezenas de euros além do preço anunciado.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].