Um smartphone com uma câmara dentro do ecrã? Foi o que a Honor acabou de apresentar em Paris

A marca chinesa Honor, que muitos podem conhecer como como uma sub-identidade da Huawei, acaba de apresentar em Paris um smartphone muito especial.

É uma tendência que já tem algum tempo: os smartphones estão, cada vez mais, a ter ecrãs que ocupam a totalidade da parte frontal, o que faz com que as câmaras tenham de ficar em espaços diminutos.

O iPhone tem um grande notch no topo, mas outras marcas como a Wiko ou a Oppo, apareceram com uma solução de design em que este espaço é minimalista e tem apenas o sensor de uma câmara.

Isto é o que acontece com o novo Honor View 20, que acaba de ser apresentado na Europa, em Paris, onde está o TRENDY, mas com um pequeno-grande twist: a câmara não está ligada à moldura e aparece rodeada de ecrã.

Honor View 20 Camara

Ou seja, o sensor da câmara frontal aparece no canto superior esquerdo ligeiramente afastada da moldura e, assim, totalmente no interior do ecrã – esta é a primeira vez que uma marca apresenta uma solução de design como esta no mercado.

Este design escolhido pela Honor, para o View 20 deixa, assim, o notch de lado para adoptar um form factor que é novidade. Isto é possível devido à tecnologia IPS LCD do ecrã (6,4 polegadas Full HD com uma resolução de 2310 x 1080 px), que permite fazer este recorte em forma de círculo em apenas duas das dezoito camadas do ecrã – segundo a Honor isto é o que basta para ser possível inserir, neste local, uma câmara.

A máquina fotográfica que está na parte frontal tem 25 MP, uma abertura f/2.0 e tecnologia HDR. No que respeita ao vídeo, vamos poder gravar 1080p a 30 fps.

Atrás está outro dos chamarizes deste Honor View 20: a câmara HDR de 48 MP dupla com abertura de f/1.8 tem tecnologia TOF (time of flight) que funciona como um scanner 3D. Esta câmara consegue ainda gravar vídeo 4K a 30 fps.

O Honor View 20 vai ficar disponível para pré-venda a partir de hoje (22 de Janeiro) na Meo, The Phone House, PCDiga e Fnac com preços de 569,90 e 669,90 respectivamente para as versões de 8 GB + 256 GB e 6 GB + 128 GB.

Este smartphone vai também ter edições especiais da Moschino nas cores phantom blue (azul fantasma) e phantom red (vermelho fantasma), por 649,90 euros. As versões “normais do View 20 vão ser nos tons midnight black (preto) e sapphire blue (azul).


Veja este e mais vídeos de gadgets no canal de YouTube do TRENDY.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].