Quinta dos Açores chega a Lisboa: vamos provar gelado de Queijo da Ilha no Cais do Sodré?

Loja do Gelado - Quinta dos Acores
Loja do Gelado - Quinta dos Acores

Na superlotada zona do Cais do Sodré está prestes a abrir mais um ponto de restauração: a novidade é Loja do Gelado da Quinta dos Açores, que se estreia no final do mês.

Dos Açores, costuma vir bom queijo e bom leite. Quem é que não se lembra, por exemplo, do anúncio da Terra Nostra e das suas ‘vacas felizes’? Pois agora, está na hora de conhecermos mais um produto insular.

Dia 28 é inaugurada, no Cais do Sodré, em Lisboa, a Loja do Gelado da Quinta dos Açores. Este é um negócio familiar, que tem como origem a Ilha Terceira, e que conta com mais de quarenta anos.

O objectivo, com a abertura da primeira loja em Portugal Continental, é bem ambicioso: «Prometemos servir o mais cremoso e genuíno gelado da cidade». É nesta altura que geladarias já com nome na capital, como a Davvero, a Nannarella, a Mu ou as históricas Conchanata, Santini e a Casa do Gelado começam a “tremer”.

A Loja do Gelado vai ficar no número 242 da Rua de São Paulo, mesmo ao lado da entrada para Ascensor da Bica, e a caminho de um dos melhores restaurantes mexicanos da cidade, o Pistola Y Corazon.

Contudo, e ao contrário do que acontece nos Açores, estas lojas não vão ter serviço de refeições e snacks (saladas, crepes, hambúrgueres e bifes): em Lisboa são mesmo apenas os gelados que vão ser os protagonistas. Na Terceira a marca tem ainda um pequeno supermercado, o Mercado da Quinta e, no seu portfólio, a Quinta dos Açores tem iogurtes, queijos e até carne.

Loja Quinta dos Açores

Quando a loja abrir ao público vai ser possível provar sabores exclusivos desta marca, como os gelados de Queijada Dona Amélia, Queijada da Graciosa, Queijada Vila Franca, Queijo de São Jorge (conhecido também como Queijo da Ilha), Doce de Figo e de Banana. Ao todo, a marca fala em «mais de trinta sabores distintos».

A Quinta dos Açores garante ainda que, além de usar produtos locais nas suas receitas de gelados, está em linha com as práticas de comércio justo quando compra outros ingredientes: é o caso da baunilha de Madagáscar, o cacau do Equador e o doce de leite da Argentina.

Loja do Gelado Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].