Lisboa tem uma nova marca de trotinetas eléctricas: dêem as boas-vindas à Tier

Tier Lisboa Trotinetas
Tier Lisboa Trotinetas

Nem Bird, nem Iomo, nem WIND. A quarta marca de trotinetas eléctricas a entrar de forma oficial em Lisboa é a Tier, de origem alemã – o nome significa ‘animal’.

Depois de, na apresentação da Hive, o vereador da mobilidade da Câmara de Lisboa Miguel Gaspar ter dito que havia mais treze marcas de trotinetas com vontade de entrar na capital, era muito provável que até fim de 2018 houvesse mais notícias.

Depois da Lime e da Hive, vimos a Voi entrar em Lisboa no início de Dezembro. E as novidades não se ficaram por aqui: esta semana chegou a Tier, uma marca de origem alemã, e cujo nome, se traduz para ‘animal’, em português.

As trotinetas já estão espalhadas um pouco por toda a cidade (chegaram ontem, dia 19 de Dezembro) com a zona de cobertura limitada a Oeste por Algés, a Norte pelo eixo Benfica/Lumiar e a Este pela zona de Moscavide.

Contudo, há zonas de exclusão no meio da cidade de Lisboa: Monsanto, Chiado, Bairro Alto, Baixa, Alfama, Mouraria e Castelo ficam fora da área onde se pode alugar e/ou deixar uma Tier.

A aplicação funciona de forma semelhante a todas as outras que já existem, mas o design parece totalmente decalcado da da Hive: a disposição da info relativa a cada trotinete é igual e até mesmo o lettring usado é o mesmo, como se pode ver na imagem em baixo.

Tier vs Hive

Quanto aos preços, nada de novo: um euro para desbloquear (com leitura de código QR ou introduzindo o código único de cada veículo) e, depois, mais quinze cêntimos por minuto, com as viagens a poderem ser pausadas ou terminadas.

Também os modelos de trotinetas são iguais aos que já usámos com a Lime, Voi e Hive: são Segways Ninebot ES4, com gatilhos para o acelerador e travão, de cada lado do guiador.

Nota-se ainda que a app tem algumas falhas, como botões que não têm espaço para ter todo o texto em português ou texto ainda sem tradução, como o que está na intro que explica como usar as Tier.

Nos métodos de pagamento, é impossível fazer o registo na aplicação com um cartão gerado por MBWay. Depois de contactarmos o apoio a cliente, disseram-nos que esta forma de registo não é possível, para já, sendo um cartão de crédito físico a única forma de criar uma conta na Tier.

Tier Lisboa App

A Tier é uma start-up que nasceu em Berlim, Alemanha, e que este ano conseguiu angariar 25 milhões de euros numa ronda de financiamento onde participaram as empresas de capital de risco Northzone, Speedinvest, Kibo-Ventures e Point Nine.

Na cúpula de liderança da Tier estão Lawrence Leuschner (CEO), Julian Blessin (CPO), and Matthias Laug (CTO), uma marca que começou a operar em Viena de Áustria em Outubro de 2018. Lisboa é quarta cidade a entrar na rota desta marca, depois de Saragoça e Madrid.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].