OFICIAL: trotinetes eléctricas da Hive já estão disponíveis em Lisboa

Hive Lisboa
Hive Lisboa

A Lime vai deixar de estar sozinha no mercado da mobilidade com trotinetes eléctricas em Lisboa. A partir de 27 de Novembro passa a ser possível andar nas Hive, uma marca da myTaxi.

A mobilidade alternativa em Lisboa conheceu várias novidades no último ano: de uma assentada, entraram duas marcas de car-sharing na capital, a DriveNow (BMW + Mini) e a Emov.

Esta última, da responsabilidade da Citroen, tem uma frota 100% eléctrica e chegou a Lisboa já este ano, na Primavera. Depois, além dos automóveis, tivemos a Lime, com as suas trotinetes eléctricas.

E é precisamente para concorrer com a Lime que chega hoje a Hive, exactamente com o mesmo modelo de negócio e com os mesmos preços. As trotinetes estão espalhadas por uma zona limitada em Lisboa, em regime de free-floating (ou seja, sem estarem presas a uma dock, como as bicicletas da Gira).

Depois, temos de usar a app para desbloquear a trotinete da Hive, fazendo o scan de um QR Code que está no guiador do veículo. Quanto aos preços, tudo igual à Lime, como dissemos: 1 euro para desbloquear a trotinete, mas 15 cêntimos por minuto. Os modelos disponíveis para guiar são os Ninebot Segway ES1/ES2, que também estão na Lime.

A myTaxi já tinha anunciado, há cerca de um mês, que iria escolher a Europa para estrear a sua marca de mobilidade eléctrica em trotinetes; hoje começaram a circular anúncios nas redes sociais sobre o serviço, como no Instagram.

O download da app já pode ser feito (iOS e Android), assim como o registo, que obriga a associar um cartão de crédito à conta, para que sejam debitados os pagamentos.

Quem se registar a partir de hoje na app, ganha de imediato 22 minutos grátis; no mapa já é possível ver várias Hive espalhadas por Lisboa: ao todo são quase 130 trotinetes (126).

Nos próximos tempos vão ainda chegar a Lisboa mais dois serviços de trotinetes eléctricas: Voi e WIND. Ambas já têm as suas apps disponíveis em Portugal e com área definida na capital.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].