Aquela que será a personagem de animação mais popular do mundo faz 90 anos em 2018 e há duas marcas que não deixaram passar este aniversário em claro: Swarovski e C&A.
Foi em 1928 que o Rato Mickey apareceu pela primeira vez num desenho animado. Walt Disney criou esta personagem para um pequeno filme chamado Steamboat Willie, onde Mickey era o suposto capitão de um barco a vapor.
Este filme, com cerca de sete minutos, tem uma história algo estranha (envolve uma cabra que come uma guitarra e uma vaca, cujos dentes servem de xilofone para Mickey tocar uma música), e também foi o primeiro onde Minnie apareceu.
Para comemorar os noventa anos desta curta-metragem de animação, que também foi a primeira a ter o som sincronizado com a imagem, Swarovski e C&A lançaram peças especiais inspiradas no Rato Mickey.
A C&A tem várias peças de roupa com a imagem da mascote da Disney, sobretudo t-shirts e longsleeves. Todas mostram o Rato Mickey com o traço original dos anos 20/30, ou seja, têm um design retro.
Já a Swarovski lançou criações de cristal, jóias e acessórios para os fãs da Disney e de Mickey. As primeiras são bonecos feitos à mão e têm edição limitada a 250 peças.
Além do Rato Mickey, as criações de cristal (com mais de 45 mil pedras) são pequenos bonecos em três dimensões que, além do aniversariante, representam ainda Pluto, Donald, Margarida, Pateta e a dupla Tico e Teco.
A linha de jóias e acessórios tem colares, brincos com o perfil icónico do Rato Mickey e da Minnie, porta-chaves, pulseiras e capas para iPhone com cristais Swarovski.
Estas colecções do Rato Mickey da Swarovski e da C&A já estão disponíveis em Portugal nas respectivas lojas. Pode relembrar a primeira aparição desta personagem neste excerto do filme Steamboat Willie.
Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.