Da série ‘estes tipos dos brinquedos inventam tudo’: agora há um peixe robot para brincar na piscina (vídeo)

Peixe Infante
Peixe Infante

A marca nacional Sirius Robotics acaba de anunciar o lançamento de um peixe robot que pode ser um brinquedo diferente para usar estas férias de Verão, numa piscina.

Os robots são como os chapéus: há muitos. Já tínhamos visto cães-robot, dinossauros e até aqueles com formato mais humanóide mais direccionados para a educação.

Mas agora a novidade é mesmo o Infante, um peixe-robot do tamanho de um pargo médio que «tem inteligência artificial e navegação autónoma», diz João Carvalho, responsável da Sirius Robotics, uma empresa tecnológica com dede no Algarve.

O peixe consegue move a cabeça e as barbatanas de forma muito natural, como se pode ver no vídeo em baixo, «mas pode também ser controlado a partir de uma aplicação instalada num telemóvel», explica João Carvalho.

Além de ter funções lúdicas, a Sirius Robotics acredita que o Infante também pode ter propriedades terapêuticas: por exemplo, em «salas de espera ou de tratamentos e ambientes de desgaste emocional», onde o peixe pode «promover uma sensação de relaxamento e descontracção».

Outra das utilizações pode ser em terapias com crianças em piscinas, como forma de perder o medo pela água e de um primeiro contacto com animais, de forma totalmente controlada.

O Infante tem uma bateria que pode fazer com que nade sem parar durante dezasseis horas e pode ser usado em aquários com peixes reais. Mas há mais umas surpresas na manga da Sirius.

Infante Sirius Robotics

Além de poder nadar e interagir com as pessoas, o Infante pode ir mais longe: segundo João Carvalho, o peixe pode ser equipado com uma câmara para gravar debaixo de água.

Mas não só: transmitir vídeo por streaming para óculos de realidade virtual também é uma possibilidade, muito à semelhança do que acontece com alguns drones, como os da DJI.

E por falar em drones, João Carvalho diz que o preço do Infante (que é sob consulta) está na linha de um destes gadgets de gama alta. Aliás, este peixe até pode ser considerado um drone aquático e inclusive ser usado em praias ou zonas de snorkeling.

Contudo, João Carvalho alerta para o facto de o Infante não se dar muito bem com água salgada (por causa da corrosão) e aconselha os utilizadores a não usarem este robot durante muito tempo neste ambiente.

É claro que depois de uma utilização em água de mar, o Infante deve ser lavado e limpo, para evitar ao máximo os perigos da acção do sal. O mesmo já não se passa em ambiente de rio, onde o peixe da Sirius Robotics pode ser usado sem limitações.

Se este é um gadget que o deixou curioso e com vontade de adicionar À sua colecção de gadgets excêntricos pode contactar a Sirius pelo 289 147 818 ou pelo email [email protected], já que o Infante está imediatamente disponível para compra e entrega.

Para conhecer o portfólio completo da Sirius pode visitar a loja online que a empresa criou para vender os seus robots e jogos lúdicos/educacionais em letsbuyrobots.com.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].