Filme português Diamantino ganha prémio na Semana da Crítica no festival de Cannes

Diamantino Cannes
Diamantino Cannes

A primeira longa-metragem de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt foi a vencedora da Grande Prémio Nespresso na Semana da Crítica. Diamantino conta a história de um jogador de futebol.

Há um filme português que já vai sair de Cannes com um prémio no “bolso”. Diamantino, realizado por Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt, conquistou o Grande Prémio Nespresso na Semana da Crítica.

O júri composto pela actriz Chloe Sevigny, pelo actor Nahuel Pérez Biscayart e presidido pelo realizador norueguês Joachim Trier decidiu dar a Diamantino a distinção máxima desta competição.

Diamantino conta a história de um jogador português de futebol, uma estrela de dimensão mundial tipo Cristiano Ronaldo, «cuja carreira cai em desgraça».

A história de Diamantino passa depois por noutros mundos, que em nada tem que ver com futebol: «Neofascismo, crise dos refugiados, modificação genética e a busca pela origem da genialidade».

O actor principal é Carloto Cotta; nos restantes papéis estão Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios e Maria Leite.

Diamantino ainda não tem data de estreia em Portugal, a Paris Texas (Cortéx, Sara, Monstra), que está a tratar da acessoria de imprensa do filme, garante que a data será «anunciada em breve».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].