Monstra atinge a maioridade e vai andar à solta por Lisboa, em Março

Monstra 2018
Monstra 2018

No ano da sua 18.ª edição, o Festival de Animação de Lisboa Monstra via prestar homenagem ao cinema de animação da Estónia, com 140 filmes deste país de Leste.

Dezoito anos de Monstra. Parece que foi ontem, mas a verdade é que o Festival de Animação de Lisboa atinge mesmo a maioridade em 2018. Este ano será a Estónia o país em destaque.

A Monstra vai passar quase 140 filmes deste país, entre «filmes históricos, contemporâneos, retrospectivas de realizadores, como Priit Pärn, Priit Tender, Kaspar Jancis, Ülo Pikkov ou Rao Heidmets, longas-metragens e filmes para pais e filhos».

Curiosamente, a Estónia também comemora em 2018 o centenário da independência do Império Russo. Outro dado de nota é o facto de a Estónia ter sido o primeiro país europeu a fazer «filmes em estereoscopia», diz a organização da Monstra.

Para assinalar esta inovação, o Festival de Animação de Lisboa vai ter um programa de curtas estereoscópicas e a longa-metragem Lisa Limone e a Laranja Maroc, uma Rápida História de Amor, de Mait Laas.

Na clássica competição internacional de longas-metragens da Monstra vão estar sete filmes: The Breadwinner (nomeado para os Óscares ), Have a Nice Day (China), Ethel & Ernest (Reino Unido), Cinderella The Cat (Itália), Rabbit Schoole (Alemanha) The Oddsockeaters (República Checa) e A Silent Voice (Japão).

Para tentar conquistar o Prémio Vasco Granja/SP Autores, estarão doze curtas portuguesas, produzidas em 2017 e 2018, por realizadores como André Ruivo, Catarina Sobral, Marta Monteiro, Joana Imaginário, Joana Toste, Pedro Serrazina, entre outros.



Como é habitual, a Monstra conta ainda com as secções de competição de Curtas-metragens, competição de Estudantes, competição Curtíssimas (filmes até 2 minutos) e competição Monstrinha, a secção do Festival dedicada ao público mais novo.



Um dos principais destaques deste ano é ante-estreia do filme A Idade da Pedra (Early Man), filme realizado por Nick Park e produzido pelos estúdios britânicos Aardman (os mesmos de Wallace e Gromit), no dia 7 de Março.

Esta ante-estreia vai ainda trazer a Lisboa o português Emanuel Nevado, da equipa de animação do filme e o realizador Nick Park, que, no dia 10 de Março, vai dar na Monstra uma masterclasse e apresentar os seus filmes.



A Monstra vai ainda passar alguns filmes de animação históricos como Yellow Submarine (que comemora 50 anos em 2018), Planeta Selvagem, The Secret Adventures of Tom Thumb e Belleville Rendez-Vous.

O Festival de Animação de Lisboa Monstra 2018 decorre entre 8 e 18 de Março, em vários cinemas e escolas de Lisboa. O programa completo pode ser consultado aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].